"> Caiu o evento – CanalMT

Caiu o evento

E o evento de hoje do PMDB/MT? Falou-se muito dele. Boatos aumentaram em razão do dito evento, cujo foco seriam as filiações do senador Blairo Maggi e da deputada Janaina Riva, com a presença do vice-presidente da República e presidente nacional do partido, Michel Temer.

Daí toda a atenção, os espaços na mídia e a discussão do evento entre analistas e jornalistas. O evento prometia, e deveria ser sim importantíssimo se não fosse o cancelamento da vinda do Michel Temer a Cuiabá.

As badalações, então, desapareceram, assim como também não mais ocorrerão hoje às filiações do Blairo Maggi e da Janaina. Desse modo, o tão falado evento não tem mais sentido de ser realizado, pois lhe falta o foco e, principalmente, seus principais atores.

Aliás, tem-se notícia de que o senador não mais irá ingressar nas fileiras peemedebistas. Isto, talvez, tenha levado o cancelamento da vinda do Michel Temer.

Ele que se encontra em uma maratona de viagens pelos Estados, fazendo uma espécie de campanha para continuar a frente da direção do partido, sem, contudo, tumultuar suas atribuições de vice-presidente da República.

Voltando ao dito evento que, apesar de ter sido igualmente cancelado, as falações continuam. As falações, agora, dizem respeito ao cancelamento da viagem do vice-presidente.

Há quem diz, dentro de sua alta sabedoria, que o tal cancelamento teve como motivo a prisão de José Riva, pai da Janaina; outros mais comedidos, mas sem deixar de se valer do achismo, que a não vinda do Temer se deve tão somente a prisão do peemedebista Silval Barbosa.

Pode até ser que seja uma ou outra prisão, ou as duas. Mas nenhuma desta razão se sustenta, pois lhes faltam fatos.

Ainda que se traga ao debate o áudio de uma conversa telefônica entre o Silval Barbosa e a secretária do vice-presidente da República, cujo tema era o pedido de habeas corpus durante a prisão da esposa do ex-governador-peemedebista.

Pois, também, aqui, inexiste uma ligação factual direto com o cancelamento da vinda para Cuiabá do presidente nacional do PMDB.

Cancelamento que se deu, conforme o que se sabe, por motivo de uma viagem do Michel Temer a Porto Velho, representando na oportunidade a presidente Dilma Rousseff.

Esta versão, porém, foi desqualificada por quem atribuía o cancelamento apenas à filiação da deputada, em razão da prisão de José Riva. É a chamada visão enviesada do contexto, desviada dos fatos, preso tão somente ao achismo.

Pois quem pensa assim igualmente não leva em consideração a possibilidade do cancelamento da viagem ter sido motivada pela desistência do Blairo Maggi em filiar-se ao PMDB.

Esta, sim, é uma motivação fortíssima. Decisão que se deve tão somente as questões políticas do Estado, em especial a disputa eleitoral de 2018, que tem interesse direto do senador.

O não ingresso do senador não irá diminuir o número de filiados do PMDB/MT. Mas esse não ingresso enfraquece sobremaneira o poder de barganha da sigla já nas conversas sobre alianças para a disputa da Prefeitura de Cuiabá.

Enfraquece, também, a suposta aliança PMDB/PRB/Solidariedade. Ainda que se tenham, e de fato os têm críticas às ações do senador.

LOUREMBERGUE ALVES é professor universitário e analista político em Cuiabá.

lou.alves@uol.com 


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta