"> CanalMT

Foto: Isolda Risso empresária e coach de vida pela lentes de Rildo Amorim

Você sabia?

 Os óculos chegaram no brasil na primeira metade do século xvi , junto com o processo de colonização portuguesa, mas o primeiro par de óculos propriamente dito foi descoberto na Alemanha, no século xiii. Hoje em dia, é óbvio: quando sua visão deteriora e seus olhos vão ficando fracos, você vai a um oftalmologista e adquire um par de óculos. Mas, nem sempre foi assim: somente a partir do século 13 é que as pessoas podiam realmente melhorar sua visão com a assistência de auxílios visuaisno passado, exatamente como hoje, era comum para os olhos humanos enfraquecerem com o avanço da idade.

 Voltando ao passado: o grande orador romano Cícero reclamava de como era incômodo fazer seus escravos lerem para ele. Já o imperador Nero assistia suas amadas batalhas de gladiadores olhando através de uma esmeralda. Mas foi o matemático e astrônomo árabe Alhazen que identificou a lei de refração que era essencial para uma boa visão.

Por trás dos óculos existe além de muito charme e estilo: um poder atribuído a eles na Espanha, por exemplo, os modelos de óculos particularmente grandes eram considerados símbolo de poder. Só nos primeiros 20 anos do século passado é que os óculos adquiriram sua forma atual e seu desenho anatomicamente perfeito. Hoje, virtualmente, existem óculos de todos os formatos e materiais – e as opções são ilimitadas. Os óculos se estabeleceram como o auxílio visual mais importante em todo o mundo e se tornaram acessórios populares de moda para muitos. O uso de plásticos e seus derivados na fabricação de armações a partir da década de 1940 abriram novas possibilidades de design aos óculos. Os precursores dos modelos que fazem sucesso hoje apareceram por volta de 1970: com aros grandes e coloridos.

A capacidade da humanidade em enxergar melhor tem um valor inestimável apenas tente imaginar quais outras invenções e avanços da ciência não teriam surgido sem eles.

 Inspire-se

Fazer o bem sem olhar a quem faz parte da filosofia do Educandário Maria de Nazaré. Eu conheci de perto este projeto social e amei. São aproximadamente 200 crianças e adolescentes que estudam na escola mantida pela sociedade espírita Eurípedes Barsanulfo, oferecida de forma gratuita , do jardim ate o nono ano para a população carente do bairro Jardim Vitória régia em várzea grande. Tudo começou embaixo de uma mangueira há dez anos. No período matutino são ministradas as aulas curriculares, à tarde as atividades contra turno como ballet, informática, inglês, capoeira, violão, siriri e o coral. No total são servidas três refeições. Todos os professores são formados e o sistema de ensino usado é o positivo o mesmo da maioria das escolas particulares da capital. Para alegria da escola no ano passado sete alunos de uma sala de 15, o equivalente a 50%, ingressaram no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

 A procura pela escola é grande e tem lista de espera. A diretora Marli Dejandira Siisstrunk conta que por dia dispensa de 4 a 5 mães. Quem tem a oportunidade de matricular os filhos aprova e quem estuda também. Junto com a vida acadêmica tem a parte espiritual  que é contemplada no mesmo espaço durante a semana no período noturno  e aos fins de semana. Dando destaque para o sábado com a escola da alma. Quem quiser mais informações para realizar doações afinal fazer o bem nunca faz mal pode entrar no site  www.euripedesbarsanulfo.org.br.

Edu

Foto: Arquivo pessoal – Crianças do Educandário Maria de Nazaré em sala de aula 

Mãe

 Ser mãe é o sonho da maioria das mulheres porem hoje com a inserção do mulherio no mercado de trabalho e no mundo acadêmico este planejamento familiar passa a entrar em questão muito mais tarde do que antigamente. Se você pensa em ser mãe depois dos 30 anos de idade, parou de tomar anticoncepcional e não consegue engravidar até 1 ano após tentar pelo meio tradicional a clínica Intro é a solução ideal.

A fertilização in vitro, conhecida como o método do bebe de proveta, é um procedimento considerado de alta complexidade, mas bastante seguro e eficiente. É o medico especialista quem deve escolher a técnica de auxílio a ser utilizada no caso de casais com problemas para engravidar.  Para chegar ao diagnóstico e ao melhor tratamento serão necessários uma série de exames que vão mostrar ao especialista a gravidade do caso.

A clínica Intro foi inaugurada em 2007 e disponibiliza vários tipos de tratamento que vão do mais simples ao mais complexo. Desde o coito programado, a inseminação intrauterina ate a fertilização in vitro. Para mais informações acessem www.clinicaintro.com.br.


            
                          
            
					
O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta