O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa que simula uma jornada parlamentar com jovens estudantes, está com inscrições até o dia 10 de junho. Podem participar alunos do ensino médio ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idade entre 16 e 22 anos. Após o processo seletivo, Mato Grosso será representado por um jovem.
Os interessados têm que estar matriculados no 2º ou 3º ano do ensino médio ou no 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. A edição 2016 será realizada de 26 a 30 de setembro, nas dependências do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor), nos plenários de comissões e no plenário Ulysses Guimarães.
De acordo com a coordenadora do programa, da Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer, Telma Peres, além de enviar a ficha de inscrição e toda a documentação necessária à Seduc, o estudante que quiser participar precisa elaborar um projeto de lei de sua autoria propondo mudanças para melhorar a realidade do país. “O tema é livre, mas deve ter impacto nacional”, informa.
O PJB tem por finalidade possibilitar a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, com diplomação, posse e exercício do mandato. Em paralelo a isso, o programa também visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.
Nesta edição serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é feita de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes cada, recebem um representante jovem.
No ano passado, Mato Grosso foi representado pelo estudante Gabriel de Lima Araújo, de 18 anos, do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Mato Grosso, de Cuiabá. O projeto dispunha sobre incentivos à doação de medula óssea. Alterando e acrescentando dispositivos ao Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 que consolida as leis do trabalho. “O Parlamento Jovem é mais um canal que serve de espelho tanto para a sociedade como para os jovens reivindicarem seus interesses”, afirmou Gabriel.
O PJB conta é desenvolvido pela Câmara dos Deputados em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – Consed (representando todas as Secretarias Estaduais de Educação).
Encontro dos Coordenadores Estaduais
A primeira etapa do programa foi o encontro dos coordenadores estaduais, que ocorreu na segunda (21) e na terça-feira (22), no auditório do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara (Cefor). Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação responsáveis por conduzir as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenar a pré-seleção dos projetos.
Durante a realização do PJB, eles acompanham em tempo integral os estudantes de cada estado, sendo responsáveis por sua disciplina e pela manutenção da ordem durante todo o período de permanência dos parlamentares jovens em Brasília.
O lançamento oficial do PJB ocorreu neste evento, quando também são repassadas as diretrizes estabelecidas pela Câmara dos Deputados para seleção dos projetos e construídas as estratégias para a atuação dos coordenadores desde a divulgação do programa até a sua execução.
SERVIÇO
13ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Inscrições: de 23 de março a 10 de junho
Evento: de 26 a 30 de setembro, na Câmara
Informações: telma.peres@seduc.mt.gov.br
Coordenadoria de Projetos Educativos/SUEB
(65) 3613-6321 / 3613-6414 / 3613-6306