A celebração da Páscoa neste domingo (27) não impediu que milhares de candidatos participassem do concurso público para auditor fiscal tributário da Prefeitura de Cuiabá. O certame foi realizado nos períodos matutino e vespertino, com encerramento das provas às 18h. Estão disponíveis 38 vagas e o salário é de R$ 12,7 mil.
O secretário municipal de Fazenda, Pascoal Santullo Neto, acompanhou a abertura dos portões do Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), local do concurso, e o início do certame realizado pela Fundação Getúlio Vargas. Ele avaliou como satisfatória toda a organização. “Pelo que posso ver tudo está transcorrendo dentro do planejado, na mais perfeita organização”, disse.
Foram 4.045 candidatos inscritos, porém, cerca de 30% se ausentaram durante o período matutino, quando foi aplicada a prova I, com as disciplinas de língua portuguesa, matemática financeira, direito civil, direito empresarial, economia e administração, auditoria e contabilidade geral.
Já no período vespertino foi aplicada a prova II, com as disciplinas de direito constitucional, administrativo e tributário financeiro, contabilidade pública e finanças públicas e legislação tributária. “Apesar desse índice de ausência de 30%, conseguimos fazer uma avaliação positiva desse certame, porque o índice é considerado padrão nacional pela própria Fundação Getúlio Vargas.”, explicou o secretário.
Para garantir a segurança do concurso, a Fundação Getúlio Vargas submeteu os candidatos a uma identificação digital antes do recebimento das provas, e ao detector de metais para evitar que os candidatos realizassem transmissão ou recepção de informações por meio de aparelhos eletrônicos. Além disso, uma sala específica foi destinada às pessoas com deficiências ou necessidades especiais para melhor atendê-los.
Aproximadamente 240 pessoas estiveram envolvidas na realização do certame que, de acordo com o secretário, visa a preencher as vagas remanescentes do concurso realizado em 2014. Na ocasião, somente três candidatos foram classificados, de um total de 4.563 inscritos.
“A Prefeitura de Cuiabá espera que, dessa vez, tenhamos um número suficiente de aprovados para preencher essas vagas remanescentes, visto que reduzimos a nota de corte, que antes era de 60%. Porém mantivemos a qualidade das provas. Estamos esperançosos de selecionar os melhores profissionais”, disse.
Nesta edição do concurso, o candidato deverá ter o mínimo de 50% de acertos nas questões das provas I e II para seguir para a segunda fase que é a avaliação de títulos. Essa etapa é de caráter apenas classificatório, com pontuações que variam de um a dez pontos.
A previsão é de que os gabaritos das provas I e II estejam disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas na terça-feira (29). Todo o certame deve ser concluído ainda no primeiro semestre. (Com assessoria)