"> Ângulo por Michelle Diehl – CanalMT

Ângulo por Michelle Diehl

Gente de atitude

Na imagem Sonia Mazetto (foto capa). Gestora de potencial humano, cantora e maestrina. A foto foi clicada durante a 11ª edição do Recital Solidário Canto Alegria. Evento filantrópico que ela realiza há mais de 12 anos e que arrecada a cada edição 10 mil brinquedos que são doados a crianças carentes da grande Cuiabá em época de Natal.

Você sabia?

Ninguém sabe precisar ao certo quando o primeiro instrumento de escrita foi inventado, todavia podemos afirmar que ele nos acompanha há muito tempo. Talvez o precursor mais remoto do lápis fosse identificado como sendo as varas queimadas cujas pontas eram utilizadas pelos homens das cavernas para fazer o que conhecemos como as pinturas rupestres. Na antiguidade clássica, tanto os gregos quantos os romanos, já utilizavam instrumentos semelhantes a um lápis, pois usavam  estiletes metálicos para registrar dados em superfícies. Porem um achado em 1564 na cidade de Borrowdale, na Inglaterra, fez com que a cidade se tornasse o local de nascimento do lápis moderno, por que foram ali descobertas as primeiras jazidas de grafite.

Pinturas rupestres altamira

Pinturas rupestres da caverna de Altamira, Espanha. Fonte:losorigenesdelhombre.blogspot.com

Mas fazer com que o grafite pudesse ser útil se mostrou um grande desafio, dada a sua natureza macia e frágil. Inicialmente as barras de grafite eram cortadas em pedaços e embrulhadas em cordões ou em pele de ovelha. Posteriormente, passou a ser encaixilhado e colado dentro de pequenas ripas de madeira, cujo formato final era moldado manualmente. O primeiro processo de patente para a fabricação de lápis foi apresentado em 1795 pelo químico francês Nicolas Conté. Sua patente mencionava o uso de uma mistura de grafite e argila que era queimada antes de ser inserida num invólucro de madeira. No século XVII carpinteiros da cidade alemã de Nuremberg começaram a produzir lápis em grande escala, cujo monopólio foi desfeito no século seguinte por oficinas familiares como a de Kaspar Faber, nome de fabricante de lápis que chegou até nossos dias.

Atualmente milhões de lápis são produzidos anualmente. Eles são confeccionados em quase todas as cores e diferentes graus de dureza e maciez e projetas para escrever em quase todas as superfícies. Certamente é uma ferramenta indispensável para comerciantes, artistas e escritores.

Inspire-se 

Para quem não sabe sou mexicana, filha de argentinos, e a minha infância foi em sua maioria embalada por temas de língua espanhola.  Essa semana quis interiorizar meus leitores com um pouco da historia de um dos cantores pop que embalou muitos dos meus bailes com suas musicas e que tem uma historia de vida cheia de trabalho, coragem e solidariedade. O escolhido foi Ricky Martin cantor oriundo de porto rico chamado pelos mais íntimos de kiki. Ele iniciou sua carreira artística aos oito anos e não parou ate os dias de hoje. O primeiro sucesso  da sua vida chegou em 1984 anos, quando entrou pro grupo Menudo, ficou no grupo por apenas cinco anos, neste tempo conquistou muitos corações e ate morou uma temporada  no Brasil onde apreendeu o Português.

Capa do grupo Menudo da década de 80 cuja formação era: Robby Rosa, Charlie Masso, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Martin e capa do primeiro CD solo de 1991.

Menudo

Fonte: Internet

Já no início da década de noventa lançou seu primeiro disco solo. Porém foi mais uma vez apreciado mundialmente quando foi convidado para ser interprete do tema oficial da Copa do Mundo da França em 1998 com a música “La copa de la vida”. De lá pra cá acumula inúmeros singles de sucesso e é considerado por varias vezes um dos homens mais sexys e belos do mundo. Até o momento seus discos somam a impressionante quantia de mais de 30 milhões de álbuns e mais de dez milhões de singles vendidos no mundo.

Além de contribuir para a música internacional, Ricky todavia participa ativamente de várias causas sociais, como a Fundação Pediátrica da AIDS, o Carrossel da Esperança e a Fundação em prol da Floresta Tropical. Porem pessoalmente  cuida de seu próprio projeto social chamada de People For The Children (Pessoas Pelas Crianças), o projeto é parte da Fundação sem fins lucrativos que Ricky Martin mantém em Porto Rico, a Ricky Martin Foundation, entidade que ajuda uma grande quantidade de crianças em vulnerabilidade social. O trabalho desta instituição já lhe rendeu o premio “Billboard Spirit of Hope”, que significa prêmio espirito de esperança.

Em 2010 em um ato de coragem se revela ao mundo através de um comunicado no seu site oficial e em sua auto biografia intitulada “Eu” ser gay. Repetida vezes disse em entrevistas e no próprio livro que era muito difícil ter que passar a imagem de símbolo sexual quando estava no auge de sua fama de galã latino. E que foi graças a paternidade, já que é pai de gêmeos, outro ponto muito questionado em sua vida pessoal, que resolveu, ao seu ver, ser sincero com ele mesmo, afinal tinha agora que dar o exemplo. Ricky deixou uma mensagem que independentemente de sua orientação continuará com sua música, que já encantou o mundo inteiro.

Ricky Martin com seus filhos gêmeos Matteo e Valentino.

Pergunto-me Quantas pessoas ainda vivem na sombra sem poder assumir a sua sexualidade em pleno século XXI ? Ao meu ver, é com atitudes como as de Ricky Martin, seguidas por outras celebridades que saiam do armário, como o nosso Cazuza, a nossa  Daniela Mercuri dentre outros tantos, e com o apoio da sociedade a toda essa luta, junto com o trabalho social terá um resultado mais enriquecedor na construção de uma sociedade mais humana, justa , menos intolerante e mais respeitosa para com próximo.

Comportamento

Sono

Fonte: cafap-oficinadeafetos.blogspot.com

Por que no Japão dormem com as crianças ate os 6 anos de idade? Bom na verdade deveria ser o contrário. Deveriam eles perguntar por que na nossa cultura não dormimos com as crianças. Eles fazem o que sempre foi feito na historia. Nos sempre dormíamos assim, mas houve um momento na historia ocidental que decidimos nos separar das nossas crianças. Trocando assim a nossa estratégia, claro que com a intenção de ajudar os filhos a serem mais independentes. Assim a resposta fica fácil, eles dormem com as crianças por costume, por que sempre o fizeram e nunca pensaram que separar-se seria melhor pra ninguém. De fato, se perguntar sobre este tema a eles são claros em responder que as crianças dormem com os pais ate que o queiram. Resumindo são as crianças que resolvem quando vão para seu próprio quarto.

Se alguém conhece um pouco da cultura japonesa saberá que eles não são tão abertos a demonstrações de carinho, como nos ocidentais. São na sua maioria mais frios do que nos. Enquanto são bebes sim eles demonstram mais afeto porem quando começam a andar o contato começa a ser evitado. Uma maneira de recuperar o contato carinhoso, as caricias e as demonstrações de afeto que não são dadas durante o dia é dormir juntos a noite. Seria algo como nos, mas de forma inversa. Nos, evitamos o contato pela noite, porém o compensamos pelo dia. Aqui no ocidente entendemos que os filhos devem dormir sozinhos, mesmo que passem medo, que chorem, por que desta forma acreditamos que se tornariam mais independentes. Já no Japão não o fazem assim por acreditar que tornam seus filhos mais independentes no dia a dia, quando eles estão acordados. O que me parece mais coerente, tem mais sentido.

Qual é o método certo? Não sei. Isto não é uma competição! Mas seria interessante colocar tudo no liquidificador e esperar que o resultado seja: uma cultura na qual os pais sejam carinhosos e respeitosos com as crianças tanto pelo dia quanto pela noite.

Uma ótima semana!


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

1 votes, 5 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta