As eleições de outubro já provocam mudanças no staff do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB). Nesta sexta-feira, os secretários Gilberto Figueiredo, da Educação, e Marcelo Bussiki, Controladoria-Geral, foram exonerados dos cargos a pedido conforme publicado na edição do Diário Oficial de Contas.
Com a saída de Gilberto quem assume a Educação é da professora e secretária-adjunta Marioneide Angelica Kliemaschewsk, Carmen Laura Machado, diretora de gerenciamento urbano da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; servidora de carreira do município há 29 anos. Ela é graduada em pedagogia, administração de empresas e economia. Já na Controladoria, o prefeito Mauro Mendes ainda não divulgou o nome do substituto de Bussiku.
Além da Educação e da Controladoria-Geral, o Diário Oficial de Contas, desta sexta-feira, também publicou outras seis exonerações.
Não há qualquer anúncio oficial de que eles, assim como os ex-titulares de Educação e da Controladoria, devem disputar as eleições municipais, mas suas saídas simultâneas são todas dentro do prazo legal de desincompatibilização.
Foram exonerados: Leomindo Arruda Maciel Júnior, secretário adjunto de Relações Comunitárias da Secretaria de Governo e Comunicação; Zidiel Coutinho, secretário adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; Catarina Gonçalves de Almeida, secretária adjunta de Desenvolvimento Urbano; Marcus Fabrício, secretário adjunto de Assuntos Estratégicos; e Vinicius Hugueney, secretário adjunto de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.