"> Governo e Fórum Sindical discutem situação econômica de MT – CanalMT
GCOM-MT/Mayke Toscano

Governo e Fórum Sindical discutem situação econômica de MT

Da Redação

Atendendo a um pedido feito pelo Fórum Sindical, o Governo do Estado apresentou nesta quarta-feira (06) os números referentes à receita e às despesas totais do Poder Executivo de Mato Grosso de janeiro a março deste ano, e também as projeções para todo o ano de 2016, em comparação com o previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Uma das informações demonstradas foi de que o déficit previsto para março deste ano era de aproximadamente R$ 168 milhões, mas que foi superado pelo Estado a partir do momento que alguns repasses e despesas deixaram de ser feitos dentro mês.

Sobre a discussão do Reajuste Geral Anual (RGA), o secretário de Estado de Gestão, Júlio Modesto, com o apoio de técnicos das Secretarias Estaduais de Fazenda (Sefaz) e Planejamento (Seplan), também demonstrou o impacto financeiro para o Estado caso a recomposição seja paga. Uma nova reunião foi marcada para, no máximo, na primeira semana de maio, não esgotando o diálogo junto aos servidores públicos estaduais.

“Este foi o terceiro encontro que nós realizamos com os representantes dos servidores públicos do Estado de Mato Grosso e agora temos mais um passo, mais uma reunião para fazer. Todas as possibilidades serão objeto de estudo. Se necessário for apresentar uma proposta de parcelamento, assim o faremos, mas com responsabilidade e diálogo. O Estado irá fazer o dever de casa mais este mês de abril”, ressaltou.

De acordo com Modesto, como o reajuste está previsto para ser realizado no mês de maio, não seria responsável, por parte do Governo, tomar uma decisão sem que todas as possibilidades e cenários fossem esgotados. “Faremos isso e então em maio comunicaremos qual a melhor forma para resolver este assunto que tanto tem sido colocado pelos servidores. Esta discussão tem que avançar um pouco mais. Temos que esgotar todas as possibilidades. O Estado precisa viabilizar isso de alguma forma e faremos todos os esforços para isso”, enfatizou o secretário.

Durante a reunião e após a apresentação dos dados pela equipe de Governo, os representantes sindicais fizeram propostas e sugestões colaborativas a fim de melhorar os números financeiros do Poder Executivo Estadual, tanto em arrecadação como de despesa de pessoal.

Para o secretário Júlio Modesto todas as sugestões são bem vindas e serão levadas para as áreas respectivas a fim de que, se possível, alavanquem mais a receita estadual. “Não vamos perder nenhuma oportunidade, nenhuma sugestão que foi aqui colocada. Se houver espaço para implementação, faremos. A ideia justamente é, ao invés de pensar simplesmente na redução da despesa, primeiro pensar no aumento da receita”, completou.

( Com Assessoria )


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta