Um voo transportando o governador da cidade de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Rubens Costas Aguilera, e autoridades políticas e empresariais do país vizinho inaugurou nesta manhã de quarta-feira (20.04) o terminal internacional do aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
O pouso com os visitantes bolivianos, que vieram a Cuiabá para participar da Feira Internacional do Pantanal (FIP) e do encontro da Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), bloco que reúne seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru), foi recebido pelo governador Pedro Taques, o secretário Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, e o secretário-adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro. “Para nós esse primeiro voo internacional é bastante significativo porque marca o início de uma interligação comercial entre Mato Grosso e Bolívia, a qual iremos aprofundar durante a FIP e o Zicosur”, comentou o governador Pedro Taques.
Em entrevista no novo saguão internacional do aeroporto, o governador adiantou que entre os assuntos que serão tratados com a comitiva de autoridades da Bolívia está a necessidade da pavimentação de 315 quilômetros entre as cidades bolivianas de San Matias e San Ignácio, para que o trecho ligando Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra ofereça infraestrutura rodoviária.
“Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra estão no centro da rota comercial do Pacífico, e essa posição nos coloca no filé mignon no mercado internacional com países vizinhos, como Peru e Argentina. Além disso, o turismo também passa a ter incremento economicamente se nos aliarmos”, afirmou o governador da cidade de Santa Cruz de La Sierra, Rubens Aguilera.
Além da Bolívia, o aeroporto Marechal Rondon recebeu também ainda pela manhã o pouso de uma aeronave vindo da Argentina, transportando uma delegação de empresários da província de Salta.
De acordo com o secretário Eduardo Moura, o Estado irá aproveitar a presença da equipe da empresa aérea boliviana Amaszonas para sugerir que seja ofertada em Cuiabá uma rota de voo ligando a Capital de Mato Grosso a Santa Cruz de La Sierra. “Sabemos que eles têm o interesse em se instalar por aqui, e oferecer, além da rota Cuiabá- Bolívia, a linha Cuiabá-Paraguai, para a cidade de Assunção. Vamos agora nos esforçar para que tenhamos essa parceria benéfica não somente comercialmente, como turística”, comentou Moura. (Com assessoria)