Após meses de negociações, o governo dos Estados Unidos e a Volkswagen chegaram a um acordo de compensação aos consumidores americanos envolvidos pelo escândalo dos motores Diesel. Cada um dos cerca de 500.000 proprietários afetados irá receber US$ 5 mil, ou seja, esta fase da brincadeira vai custar US$ 2,5 bilhões para a VW!!! Para lembrar:
1) Novos motores: Em 2009 a VW lançou uma nova família de motores Diesel de alta potencia, baixo consumo e baixas emissões. Mas isso era uma mentira. As emissões de Oxido de Nitrogênio eram na realidade 40 vezes maiores do que a lei permitia.
2) Decisão criminosa: Para corrigir este problema a fábrica alemã teria que diminuir a potencia ou aumentar o consumo do motor. Decidiram trilhar um terceiro caminho: cometer um crime de proporções planetárias que atacava diretamente o meio ambiente, ao instalar um equipamento que enganava os leitores de níveis de poluição.
3) Como a fraude funciona? Este equipamento consistia num chip eletrônico e num filtro de oxido de nitrogênio. Quando o software deste sistema “sentia” que o carro estava sendo testado, desviava os gases do motor para o filtro, fazendo com que a leitura das emissões nos equipamentos de medição fossem normais. No dia-a-dia, o software impedia que os gases passassem pelo filtro, resultando em mais potencia e menor consumo para o motor.
4) Descoberta: Em 2015 a fraude foi descoberta. Onze milhões de carros com esse sistema fraudulento já haviam sido vendidos em vários países, quinhentos mil nos Estados Unidos. Para piorar, essa falcatrua atingiu também a Audi, já que VW era sua fornecedora de motores diesel.
5) Carros envolvidos: Segundo a Volkswagen os carros afetados por este esquema são: Jetta, Jetta Perua, Beetle, Golf, Golf Perua, Passat e Audi A3. Já a EPA, a poderosa agencia americana de proteção ao meio ambiente, diz que há outros carros com o mesmo sistema fraudulento: VW Touareg, Audi A6, A7, A8, Q5, Q7 e a Porsche Cayenne.
6) Consequências finais: O irresponsável presidente da VW Martin Winterkorn pediu demissão, vários executivos seniores foram afastados e a empresa se tornou ré em inúmeros processos judiciais em vários países. As ações da Volkswagen despencaram e a empresa já acumula enormes prejuízos. Suas vendas nos EUA caíram como uma pedra lançada num lago.
Os planos declarados da Volkswagen para ser a maior montadora do mundo em 2016 foram arquivados. Antes dessa historia começar a melhorar ainda vai piorar. Muito.