"> Dia D da Saúde reúne comunidade em ação integrada – CanalMT
Anderson Acendino/SES-MT

Dia D da Saúde reúne comunidade em ação integrada

Da Redação

Comemorações do Dia Mundial da Saúde, lembrado na manhã de sábado (30), contaram com atividades que envolveram cerca de 300 pessoas no entorno do Parque Zé Bolo Flor, na região do Coxipó, em Cuiabá. Iniciativa criada pela Escola de Saúde Pública junto com moradores dos bairros ao redor do parque, em parceria com as Secretarias de Estado de Educação, Segurança Pública, Defesa Civil e Prefeitura de Cuiabá, teve como diferencial o trabalho de conscientização com crianças e o corpo a corpo com moradores na orientação e identificação de possíveis focos do mosquito.

Foi uma manhã de muita atividade, que começou logo cedo com concentração dos 150 alunos da Academia da Polícia Civil, 107 alunos do Corpo de Bombeiros, 50 voluntários da Defesa Civil, 100 alunos das escolas Hermelinda de Figueiredo e Maria Dimpina, 10 agentes de endemias da prefeitura de Cuiabá, além de moradores e sociedade em geral.

As atividades foram divididas em duas partes – a primeira com as crianças e  realizada no espaço do Parque Zé Bolo Flor, com roda de conversa sobre a origem do Parque, apresentações teatrais, palestras sobre o ciclo do mosquito Aedes, orientações da equipe dos profissionais da Policlínica do Coxipó sobre postura e ergonomia, brincadeiras e muita fruta, picolés e água para animar a criançada. A segunda foi a orientação aos moradores pelo grupo composto por agentes de endemias, junto com os alunos da Policia Civil, Corpo de Bombeiros e Voluntários da Defesa Civil que percorreram sete bairros, sendo 170 ruas e aproximadamente 3 mil residências e estabelecimentos comerciais visitados.

A secretaria adjunta de Políticas e Atenção a Saúde e Regulação, Maria Salete Ribeiro, destaca que a ação nasceu na Escola de Saúde Pública pela equipe da unidade que não mediu esforços para buscar parceiros e consolidar a atividade com as outras secretarias e o município de Cuiabá. “Estamos todos de parabéns desde os presidentes de bairro, os diretores e professores das escolas, os secretários e servidores em geral. A ação só foi possível graças ao empenho de todos. Precisamos unir forças para acabar de vez com qualquer foco do mosquito Aedes e somar as crianças na batalha”.

O superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel BM Abadio da Cunha Junior, destaca a importância da iniciativa e lembrou que faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito promovido pela Sala Estadual de Comando e Controle para o Desenvolvimento de Ações de Combate ao Vetor, com envolvimento de várias órgãos estaduais. “É a terceira ação que realizamos em parceria com outras secretarias este ano. A primeira foi na região do CPA e CPAII, com quase 3 mil casas visitadas. A segunda foi na grande Cristo Rei, com mais de 3,2 mil casas e estabelecimentos comerciais visitados. Desta forma vamos consolidando e buscando novos parceiros”.

O diretor da academia da Policia Civil, Carlos Carlos Fernando da Cunha Costa, informou que 150 alunos da instituição receberam aulas para atuar na ação. “Estamos em guerra contra um mosquito e se não houver ações semelhantes a esta vamos perder a batalha”.

Estiveram presente representantes do Corpo de Bombeiro, da coordenação da Vigilância Epidemiológica e Zoonoses de Cuiabá, diretoria da Escola de Saúde Pública e servidores. ( com assessoria )


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta