Representantes de 22 sindicatos de servidores públicos do Estado vão se reunir, na manhã desta sexta-feira (6), com o governador Pedro Taques (PSDB) para discutir o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), que repõe a diferença das perdas inflacionárias de 2015 pagas nos salários de 2016. Taques e equipe econômica do governo vão apresentar uma proposta para pagar de forma parcelada o reajuste.
Fazendo um esforço para pagar o salário de quase 100 mil servidores, o governador já disse que atualmente o Estado tem dificuldades de repassar o reajuste e busca alternativas para melhorar a receita e honrar com o pagamento do RGA.
Apesar do otimismo das lideranças sindicais, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos (PSDB), vê dificuldades para o Executivo fazer a reposição de forma integral e em uma parcela única. “Nenhum estado do país tem hoje condições de fazer o repasse em cota única. A tendência é o pagamento parcelado, mas até isso preciso ser amplamente discutido”, frisa o deputado.
A Revisão Geral Anual de 2016 é garantida na Lei nº 8278/2004 do percentual apurado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Uma próxima reunião já está agendado para o próximo dia 13 de maio onde o governo estadual vai apresentar os números do Estado e terceira etapa da reforma administrativa que prevê a redução de secretarias e órgãos públicos.