Na semana passada, os filiados da Rede Sustentabilidade de Cuiabá, escolheram o nome do historiador Renato Santana como o pré-candidato á prefeito na Capital. A legenda que tem como principal expoente Marina Silva, pretende apresentar candidaturas majoritárias capazes de defender um novo modo de governar. No ano de 2014, Marina Silva teve 21, 89% dos votos na capital quando concorreu ao cargo de presidente. Neste período, a Rede Sustentabilidade ainda não era partido politico constituído formalmente.
O Ano de 2016 será́ o primeiro pleito eleitoral da Rede Sustentabilidade, após o seu registro formal. Com apenas 09 meses de existência, o partido defende que nas eleições municipais deste ano, é fundamental apresentar alternativas de renovação da política e de fortalecimento do protagonismo cidadão, na construção de um projeto de cidades economicamente responsável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. A Rede Sustentabilidade sustenta a posição de combate às forças politicas convencionais que dominam o cenário político em nosso país e que levou o Brasil a vivenciar a grave crise política, econômica, cultural, social e ética.
O Professor Dr. João de Souza, porta voz municipal da Rede Cuiabá, afirma que “o grande desafio que o partido tem com as inovações da minirreforma eleitoral que reduz o tempo de campanha e de televisão, é fazer uma campanha inovadora capaz de estabelecer uma conexão com a população”. O Porta Voz ainda ressalta que com a minirreforma eleitoral, a Rede não terá espaço nos debates de televisão e os recursos financeiros serão escassos, frente ás forças econômicas dos outros candidatos. Este desafio é compreendido dentro do partido que contará com o seu grupo de filiados ocupando ás ruas e ás mídias sociais, no sentido de divulgar, debater e defender os ideais da Rede durante as eleições municipais.
A Rede pretende apresentar uma proposta de governo para romper com a atual forma de gestão pública. O Gestor público deve ser indutor do diálogo com os setores da sociedade. O partido defende consultas populares se apropriando das novas ferramentas de mídia social e aproximando as instituições públicas do cidadão. Para o pré-candidato á prefeito da Rede, Renato Santana, “Cuiabá vai completar 300 anos, está no século XXI e não conseguiu resolver problemas do século passado, como é a questão do saneamento. Só através de um diálogo com toda a sociedade é que poderemos elencar prioridades e concretizar projetos com foco na qualidade de vida.”