"> Banda tem equipamentos levados em show após denúncia de som alto – CanalMT
G1/MT

Banda tem equipamentos levados em show após denúncia de som alto

G1/MT

A banda Heróis de Brinquedo teve equipamentos de som apreendidos pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), no sábado (18), durante uma apresentação numa casa noturna na região central de Cuiabá. Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do município, junto com policiais militares, foram até o local após denúncia de som alto, autuaram o proprietário do local e retiraram os objetos do grupo musical.

De acordo com Ricardo Chains, baixista da banda, os três amplificadores e o gabinete de guitarra que foram levados custam em média R$ 25 mil.

Segundo o secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), Noelson Carlos Dias, o Disque Silêncio foi acionado por um vizinho da casa de shows. Antes de apreender os equipamentos de som, os fiscais da prefeitura teriam medido a frequência de decibéis dentro da residência do denunciante. Como o valor da medição superou o estabelecido por lei, os fiscais se dirigiram até o bar para autuar o estabelecimento.

“A lei diz que todos os equipamentos envolvidos na poluição sonora devem ser apreendidos. Nesse caso, tanto a aparelhagem da casa de shows como a dos músicos. O bar foi multado, porque já era reincidente em denúncias”, disse o secretário.

Ao perceber que as viaturas da prefeitura estacionavam em frente ao bar, a banda teria parado de tocar, e não voltou ao palco. Mesmo assim, após uma conversa com o proprietário do estabelecimento, os fiscais teriam começado a retirar os equipamentos do palco.

“Como também tiravam os nossos equipamentos, nós tentamos conversar e ver o que estava acontecendo. Eles não queriam conversar [a respeito] e nós também ficamos quietos. Eram muitos fiscais e estavam acompanhados da Polícia Militar, não tínhamos o que fazer. Uma sensação muito ruim de impotência”, disse o baixista da banda.

Uma mesa de equalização do bar foi levada pelos fiscais. Da banda, foram levados um amplificador de baixo, dois amplificadores de guitarra e um gabinete de guitarra. A banda alegou que não é responsável pela falta de estrutura acústica da casa noturna.

“A banda é a única fonte de renda de alguns integrantes. Agora não podemos tocar em outro bar, porque estamos sem nossos instrumentos de trabalho”, relatou Ricardo.

De acordo com Noelson Dias, os equipamentos foram encaminhados para a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e somente o delegado responsável deve responder sobre o andamento do caso e se haverá possibilidade de devolução do material.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta