Três prisões, apreensões de armas, droga e um rádio HT (que sintoniza a frequência do sistema de comunicação do Ciosp), completaram as ações desencadeadas para esclarecer o roubo ocorrido na tarde desta terça-feira (28.06) na empresa Gercadi Transportadora, no qual um acusado acabou sendo morto pelo comparsa.
As ações foram desencadeadas por policiais do 25º Batalhão de Polícia Militar (2º Comando Regional), com sede no Cristo Rei, em Várzea Grande. Além do adolescente G.H.O.C., 16, autor do disparo que atingiu o piloto da moto durante a fuga, foram presos D.S.N., 22, P.P.C.F.,22, e uma mulher, S.S.,28. Os dois últimos seriam os responsáveis por dar cobertura ao roubo usando um veículo modelo Fox, de cor branca.
Informações levantadas por policiais das Agências de Inteligência do 25º BPM levaram à localização do terceiro assaltante, D.S.N. Ele também teve participação direta no assalto e sua presença chamou a atenção pelo uso de tornozeleira eletrônica.
Em seguida, menos de duas horas depois do roubo, foram presos os outros envolvidos, P.P.C.F., 22, e S.S., 28, com os quais foi apreendido o veículo Fox, também roubado em Cuiabá.
A prisão do bando levou à apreensão de uma pistola modelo 940, dois revólveres calibre 38, nove munições, um veículo Fox, sete celulares, um rádio HT com carregador, uma filmadora, balança de precisão, porções de pasta base e R$ 169.
Quatro dos cinco envolvidos têm antecedentes criminais. O adolescente já foi apreendido por roubo e porte ilegal de arma; P.P.C.F. já respondeu processo criminal pro roubo, e D.S.N., que estava com tornozeleira, responde por porte ilegal de arma, receptação e roubo.
A única exceção é a mulher. O acusado que morreu, Aldair de Souza Castro, 28, tinha duas passagens, por roubo e homicídio.
A morte
O adolescente autor do disparo relatou que a arma disparou acidentalmente durante a fuga, quando passavam sobre um quebra-molas logo depois da ponte Sérgio Mota. Com a motocicleta em movimento Aldair de Souza Castro entregou a pistola ao adolescente, que estava na garupa, e ao recebê-la provocou o disparo.
Aldair ainda conseguiu pilotar até o estacionamento do Univag, onde chocou a moto contra o meio fio. Ele morreu no local e o adolescente foi preso com alguns arranhões provocados pela queda.