Como você costuma definir a posição dos seus negócios perante o mundo digital? Há muito tempo eu me deparo com diversas situações, e francamente é decepcionante. São empresários desesperados tentando a última cartada, outros que ainda não abriram-se totalmente para o potencial do mundo digital. Há os que estão se aventurando e tentando de tudo um pouco, e uma minoria que busca fora nas grandes capitais soluções mais avançadas , na expectativa de terem resultados, digamos que a altura dos seus negócios.
Em 2015 já vislumbrávamos um 2016 incrível, e sinceramente tem tudo para ser. Não sei qual a realidade que permeia o seu negócio, mas enquanto o foco estiver em mídias ininterruptas invasivas e sem conteúdo, os resultados não mudarão.
O Marketing de hoje não será o mesmo amanhã
Ainda é tempo de rever a forma de se fazer o marketing, algo com menos foco nos likes e mais focado nos clientes. Aquela estória de que é preciso ter muitas curtidas, muitos seguidores, para chamar a atenção e atrair clientes, não é uma inverdade. Mas daí focar todos os seus esforços em algo impossível de se mensurar o retorno sobre o investimento, é suicídio.
O consumidor de hoje e o de amanhã são diferentes, com o passar do tempo as necessidades mudam, os problemas mudam e com isso a forma de comprar.
“As pessoas não querem ser interrompidas por profissionais de marketing ou incomodadas por vendedores. Elas querem ajuda.” Brian Halligan e Dharmesh Shah chegaram a essa conclusão em 2006.
Desde então a forma de se fazer o marketing vem mudando, mas só agora essa mudança começa a aparecer efetivamente no Brasil. E com a situação atual, fazer mai$ com meno$, é decreto. Por isso, fazer as escolhas certas, entender aonde se quer chegar e posicionar-se no mercado, pode fazer toda a diferença. Ainda mais se tratando do meio digital, onde a concorrência ganha muito mais espaço.
Marketing em tempos digitais
Quero chamar a sua atenção para algo que me provoca. Esse marketing é para todos? Acredito que é isso que faz a diferença nos dias de hoje, a tecnologia dá uma grande mão para que as coisas aconteçam. Mas, mais que isso é preciso ter desprendimento, humildade e uma boa dose de sensibilidade.
Construir algo memorável a ponto de fazer parte da vida das pessoas, é o algo a mais que poderá te diferenciar dos demais. E mais, as coisas estão mudadas num nível tão grande que de nada adianta fazer o comercial mais incrível da história, no break mais caro, se o chat do Whatsapp estiver mais divertido. Aquela marca que a tia do amigo indicou no grupo da família do WhatsApp poderá render mais resultados. Sim, isso é possível!
Dois mil e dezesseis está passando, não há mais espaço para continuar na mesmice. É fato que a capacidade técnica precisa ser valorizada, mas neste momento a adaptabilidade, a coragem de construir algo novo, reina.
Alô meu Mato Grosso! Eu já rodei muito esse Brasil, poderia muito bem escolher outro lugar para viver, mas escolhi aqui ficar e mostrar para o Brasil, que aqui é o meu lugar e que com a internet não há fronteiras para eu me destacar. Quero te convidar para continuar acompanhando toda semana a minha coluna e conhecer mais dos potenciais da nossa região.
Karine Borges
É especialista em Inbound Marketing com 6 anos de carreira no Marketing Digital. Motivada pelo desenvolvimento econômico através do mundo digital, atribuiu como missão ajudar negócios a se desenvolverem através dos seus conhecimentos.
Karine, muito esclarecedor e com certeza ajudará diversas pessoas entenderem melhor sobre este mercado do marketing digital. Parabéns, alta qualidade!
Gratidão Thiago pelo feedback.
Demais Karine! A realidade é que o mundo nunca para! O consumidor evoluiu! As pessoas já estão na era do pos digital. Nos adaptamos rapidamente como consumidor com acesso e hábitos novos (quem imagina que a pouco tempo era impossivel enviar um email pelo celular). Mas, infelizmente, tem muito negócio com a mentalidade da era industrial! Obrigado pelo insight e por compartilhar! Sucesso na coluna e vou sempre acompanhar para aprender mais! INFINITY Sucess!
Obrigada Fábio, valeu demais o apoio. Vamos que vamos!