Os governos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anunciaram nesta sexta-feira que vão implantar em parceria um sistema de escudo antimísseis, após ameaças crescentes da Coreia do Norte por meio de testes de armamentos.
O sistema, chamado de THAAD (Terminal High Altitude Area Defense), será utilizado exclusivamente para combater a ameaça de Pyongyang, se assim for necessário, afirmaram os ministérios da Defesa dos dois países, em comunicado conjunto. Americanos e chineses começaram a discutir a instalação do equipamento pouco depois de a Coreia do Norte ter disparado um míssil de longo alcance em operação de teste, ainda em fevereiro.
O novo sistema desagrada não só ao país do ditador Kim Jong-un, mas também à Rússia e à China, principal aliada de Pyongyang, que reprovam a presença militar de Washington na região. O Ministério do Exterior chinês informou hoje que já convocou seus embaixadores norte-americano e sul-coreano para reclamar sobre a implantação do THAAD. Já os representantes russos declararam que o projeto “atenta contra o equilíbrio da região”. “Esperamos que nossos sócios evitem executar ações que poderiam ter consequências irreparáveis”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.