O ator e escritor Ivan Belém, hoje um historiador, relata com emoção e singularidade, a rica trajetória cênica do Grupo Gambiarra de Teatro, percursor no teatro de rua da cidade de Cuiabá (MT), que celebrou uma parceria com o ator Liu Arruda, tudo contextualizado na década de 80 e 90 e muito mais no seu novo livro “Liu Arruda: A travessia de um bufão”.
Mudança
As ideias inovadoras, na maioria das vezes, geram resistências porque é difícil mudar crenças ou paradigmas. O estudioso americano Michael Gelb cita em seu livro “Pense como um gênio” estas frases abaixo como as principais bloqueadores para a mudança.
1. Sempre o fizemos desta forma
2. Essa é a forma como se fazem as coisas por aqui
3. Não está no orçamento
4. Deve demonstrar que vai funcionar antes de ser ensaiado
5. Se não está quebrado, não o arrume
6. Sim, mas…..
7. Não estamos preparados para este tipo de mudança
8. Não provoque o vespeiro
9. Os que mandam não vão gostar
10. Se a ideia fosse tão boa já outra pessoa teria a ideia
Estas e outras ideias fecham as portas para a mudança em um mundo em constante mutação. Evite estes pensamentos e saiba que o êxito de hoje em absoluto garantirá o êxito de amanhã.
Beleza Faz Bem
Um hábito se cria pela repetição e, já quando é mais forte, é teu dono, te segue como uma sombra e te domina. Na realidade você é seus hábitos, porque a tua conduta depende deles, sejam eles libertadores ou bloqueadores. É só olhar para um egoísta ou um bêbado e verás claramente um superlativo poder dos hábitos na vida deste indivíduos. No início um ato é como o fio de teia de aranha, com a repetição nasce uma atitude que é como um cabo de aço.
O grave é que ele se inicia com algo nefasto sem se dar conta do estado deplorável que poderá chegar. Exemplo: hoje é um cigarro por dia, em uma semana são dois, em messes uma carteira, e em dois anos você já é marionete de um mal hábito.
Portanto, seja consciente de teus atos já que com a repetição se cria um hábito ou uma atitude. Afinal a mesma lei funciona para criar hábitos bons ou ruins, você cria seu próprio destino.