O governador Pedro Taques (PSDB) confirmou, nesta terça-feira (19), o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, no comando do Gabinete de Articulação Política, que será criado oficialmente em agosto após a aprovação da Assembleia Legislativa. “Falam que não não fazemos política. Nós fazemos política, sim. O que não fazemos é politicagem, que é uma coisa diferente. O secretário Paulo Taques vai reforçar a articulação da boa política”, comentou o governador durante a solenidade de entrega de equipamentos de segurança para o Batalhão do Corpo de Bombeiros.
Com a criação do Gabinete de Articulação Política a Casa Civil, que deve ser comandada pelo secretário-adjunto de Turismo Luiz Carlos Nigro (PSDB), passará a cuidar somente das questões administrativas internas da administração. “A Casa Civil vai ter a função mais interna. Já o gabinete vai fazer política partidária e institucional. Conversar com a imprensa, com os Poderes, com os deputados. É o que precisamos”, acrescentou o governador.
A mudança faz parte da nova etapa da reforma administrativa que o governo pretende implementar no próximo mês, assim que terminar o recesso da Assembleia Legislativa. Ainda está previsto na reforma a fusão e extinção de secretarias e órgãos públicos. Algumas mudanças na estrutura das secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico já foram realizadas por meio de decreto.