O Ministro de Agricultura, Blairo Maggi (PP), declarou nesta quinta-feira (22), o seu apoio a pré-candidatura do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) à reeleição em 2016, e afirmou que o Eraí Maggi (PP) pode de ocupar a vaga de vice-prefeito na chapa de Mendes, mas que Eraí sinalizou que não vai fazer parte.
“Nós vamos caminhar juntos com o Mauro e se o PP não apoiar, eu vou, deixei isso bem claro, não é de hoje que tenho esse posicionamento, agora temos que aguardar a decisão final do Mauro se sairá como pré-candidato à reeleição, e o Eraí pode ser pré-candidato a vice-prefeito porque está filiado ao partido, mas ele já sinalizou que não deseja e não fará parte dessas eleições”, afirmou Maggi durante o encontro estadual do Partido Progressista (PP), que acontece hoje (22) o dia todo no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Apesar do grande assédio das lideranças estaduais do partido e Mato Grosso a lançar o nome de Blairo Maggi como pré-candidato a presidência da república em 2018, Maggi afirma que é só conversa. “Isso é pura especulação. Este é o tal do cargo, da posição, que não é para quem quer, é uma coisa que acontece. Temos que alinhar os laços para tudo isso. Eu não trabalho com essa hipótese, de forma nenhuma, e só tenho me esforçado no trabalho que estou fazendo.”
O encontro estadual do PP reuniu mais de 300 pessoas em Cuiabá, entre pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito, vereadores e vereadoras. O presidente estadual do partido em Mato Grosso, deputado estadual Ezequiel Fonseca, declarou apoio a pré-candidatura de Mauro Mendes, afirmou que vão trabalhar com o nome de Eraí Maggi a pré-candidato a vice-prefeito e citou os números de pré-candidaturas do partido no Estado.
“Nós já temos 60 nomes de pré-candidatos a prefeitos, 31 para vice-prefeito e 933 pré-candidatos a vereadores. Esse número pode baixar, porque alguns pré-candidatos a prefeito estão como vice-prefeitos, houve desistências, vamos confirmar na convenção do partido. Queremos em Cuiabá pelo menos 3 vereadores eleitos e declaramos apoio a pré-candidatura de Mauro Mendes, vamos esgotar as possibilidades de Eraí como vice, e em Várzea Grande, temos conversado com Taboreli e Lucimar, mas ainda não temos nada definido, a tendência é com o Jaime, com a Lucimar Campos.”
O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), chegou no encontro junto com o ministro Blairo e ao lado de sua esposa, Virgínia Mendes, confirmou para a imprensa que a decisão final de pré-candidatura para reeleição será tomada na próxima semana, antes da convenção do partido agendada para 5 de agosto. Mendes rebate as afirmações que deixará a prefeitura em 2018 e não confirmou nome de pré-candidato a vice-prefeito.
“Os partidos vão indicar os nomes a vice e vão decidir que será o representante mais adequado. Eu não estabeleci prazo para oficializar a pré-candidatura a reeleição, sempre disse que gostaria de fazer há algum tempo, estamos na reta final e temos até o dia 5 de agosto para oficializar essa decisão, na próxima semana teremos a confirmação”, e sobre o “abandono” da prefeitura em 2018 caso eleito, rebateu Mendes, “Vou reafirmar meu compromisso com Cuiabá. Os fofoqueiros disseram isso em 2012, que eu abandonaria em 2014, e posso dizer que são mentirosos. Cuiabá tem assuntos mais importantes para serem discutidos”.