Um funcionário de uma academia Smart Fit localizada na avenida Senador Filinto Müller, região central de Cuiabá, foi detido pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (26). De acordo com informações preliminares, o rapaz estava atuando como personal trainer sem ter o registro do Conselho Regional de Educação Física (Crefi-MT).
A denúncia de que o funcionário estava trabalhando irregularmente foi feita pelo próprio conselho e uma equipe da Delegacia do Consumidor foi até o local e encontrou o rapaz atuando sem ter o registro profissional. Ele atuava há mais de um ano no local e a situação levantou suspeitas após o homem pedir transferência do registro para Mato Grosso e o órgão verificou que o número de registro não existia.
De acordo com o presidente do conselho, Carlos Alberto Eilert, o profissional veio de outro estado para Cuiabá dizendo que perdeu os seus documentos e solicitou a transferência para trabalhar na academia. “Ele chegou a apresentar com um boletim de ocorrência, mas consultamos os dados e constatamos que o registro pertencia a uma mulher”, explicou.
O falso personal foi encaminhado a delegacia para assinar um termo circunstanciado. Ele pode responder pelo crime de falsidade ideológica e por exercício ilegal da profissão.
A direção da academia disse, por meio de uma nota, que está apurando a denúncia e que recebeu a noticia com surpresa. Disseram também que estão à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos. O responsável pelo estabelecimento disse à delegada que por conta do processo de transferência dos documentos do falso profissional, achava que estaria tudo dentro da normalidade a apresentação de apenas uma cópia da carteira.