Grandalhão implacável dos filmes de ação dos anos 1980 e intérprete de personagens icônicos da cultura pop, Arnold Schwarzenegger completa 69 anos neste sábado (30).
A trajetória pessoal e profissional de Schwarzenegger traz bastidores interessantes. Confira cinco fatos:
1. Indestrutível no cinema, foi saco de pancadas na vida real
Quem vê Arnold Schwarzenegger na pele de um de seus incontáveis personagens indestrutíveis do cinema, como na franquia O Exterminador do Futuro, não imagina que ele tenha apanhado bastante na vida real. E o grande vilão de sua vida pessoal foi seu próprio pai, Gustav Schwarzenegger (1907-1990), que o agrediu durante toda a infância. À revista Fortune, em 2004, ele revelou detalhes da relação conturbada e disse que levava surras frequentes, apanhava de cinto e tinha os cabelos puxados. O objetivo, desde pequeno, era ficar rico e deixar a Áustria para viver longe de seu pai.
2. Fez uso de “bombas” para ficar mais fortão

Houve um período em que os esteroides anabolizantes não eram substâncias ilegais, e Schwarzenegger usou e abusou deles para agilizar seu crescimento muscular. Obcecado pela musculação, ele não deixava de ir à academia um dia sequer da semana, tamanha era a pressa em se ver mais forte. Há quem diga que sua vontade em ter um físico com aparência superlativa era resultado de um trauma de infância, provocado pelas agressões de seu pai. E a pressa para ficar grandalhão o fez recorrer às “bombas”, que lhe deram a corpulência exibida à exaustão nos primeiros filmes de sua carreira, como Conan, o Bárbaro (1982) e Jogo Bruto (1986), que abre a maratona do Space.
3. Fez fortuna com a franquia O Exterminador do Futuro

Parte da fortuna de Schwarzenegger foi conquistada graças ao sucesso da franquia O Exterminador do Futuro, uma das mais lucrativas da história do cinema. Além dos cachês pela atuação, ele faturou com a participação nos lucros das bilheterias, jogos de video game e produtos licenciados. Os quatro filmes, lançados entre 1984 e 2015, arrecadaram juntos cerca de US$ 1,5 bilhão só em bilheterias.
O Exterminador do Futuro 2 – O Julgamento Final (1991) e O Exterminador do Futuro 3 – A Rebelião das Máquinas (2003), ambos na programação do canal Space, foram os dois mais rentáveis e os mais bem avaliados pelos críticos, que os consideram dois clássicos da ficção científica. Na história, o ator é um ciborgue enviado do futuro para destruir alguns humanos, mas se rebela e passa a defender seus alvos.
4. Precisou correr para emagrecer e retomar a carreira de ator

Visivelmente acima do peso após se dedicar ao cargo de governador da Califórnia, ocupado entre 2003 e 2011, Schwarzenegger precisou voltar à rotina de exercícios e readequou sua alimentação para retomar a carreira artística.
Em 2012, após um longo período sem se dedicar ao cinema, ele embarcou no segundo longa da franquia Os Mercenários (que encerra a maratona do Space, às 20h45) e contracenou com outros amigos da velha guarda dos filmes de pancadaria. Na história, ele interpreta o mercenário Trench e ajuda os outros “tiozões” a desarmar um sistema de mão de obra escrava e de revenda de material radioativo utilizado para a fabricação de armas de destruição em massa.
5. Ele já ganhou um Globo de Ouro

Acredite se quiser: Schwarzenegger tem um troféu do Globo de Ouro na estante de sua casa. Em 1977, ele foi recebeu o prêmio de melhor ator estreante em filme de comédia por seu desempenho em O Guarda-Costas (1976). Nesse filme, o ator interpreta um personagem inspirado em si mesmo: um fisiculturista austríaco que treina duramente em uma academia para participar do concurso Mister Universo (competição em que se consagrou campeão, na vida real, por quatro vezes).