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Startups – Por que somente boas ideias não valem nada

Coluna de Marketing Digital

Se você não perguntar, como terá as respostas? Nove a cada 10 startups quebram por falta de validação do produto no mercado.


Será que essa ideia é boa? Será que vale a pena investir meu tempo? Muitas ideias permeiam as cabeças dos empreendedores, principalmente dos novos, que muito frequentemente se deparam com esses questionamentos. Ter uma boa ideia não chancela como um “negócio de sucesso” e com um futuro promissor.

Recentemente eu tive a oportunidade de palestrar dobre Marketing de Conteúdo para o grupo StartupMT, um dos métodos mais recentes de comunicação para um grupo de empreendedores inovadores. Percebo que há uma grande imaturidade neste mercado de startups, muitas vezes são ideias brilhantes, mas que são brecadas pelo “será” e  o “se”.

Por estar inserido em condições de extrema incerteza, esses empreendedores com super ideias as escondem no intuito de não serem roubados, e é claro, há essa possibilidade. Mas uma ideia ainda é somente a hipótese para um negócio. O negócio rodando é que irá validá-la. Há inúmeras questões a serem analisadas, e a pesquisa será essencial para amadurecer e desenvolver estas.

5 modelos de pesquisas para validar a sua ideia

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Graças ao avanço das ferramentas e a facilidade da internet, ficou mais prático do que se imagina reunir informações a cerca do público. Como iniciar pode ser um desafio, por isso trouxe algumas ideias de como realizar estas pesquisas:

#1 – Survey Monkey

O diretor de operações da SurveyMonkey no Brasil, Rodolfo Ohl, em entrevista para a revista Pequenas Empresas e Grande Negócios  desenvolveu um roteiro para os empreendedores montarem seus questionários. Além disso, a ferramenta possibilita criar e enviar questionários personalizados com muita facilidade.

#2 Lean Survey 

O aplicativo permite que qualquer pessoa ofereça seus serviços, realizando entrevistas em pesquisas temáticas em um determinado público, encomendadas por empresas.

#3 Redes Sociais

Apesar de não serem próprias para isso, um caminho seria participar de grupos sobre o tema, e interagir com autorização, fazendo perguntas pontuais.

#4  Google Trends

Para quem ainda só tem uma ideia ou precisa definir um setor de atuação, a ferramenta Google Trends pode ajudar. É possível saber o que as pessoas estão pesquisando na internet com maior frequência, inclusive definindo um território para a busca e comparando dois ou mais termos.

#5  IpeaData

Conhecer melhor os índices sociais e econômicos da região em que se pretende atuar, é uma das premissas do plano de negócios. Hoje, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) reúne diversos dados do país em seu site, como indicadores macroeconômicos, regionais e sociais.


Tome cuidado para não entrar para as estatísticas!

Nove em cada 10 startups quebram! Essa é uma estatística global, mas o gestor de projetos da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Vinicius Machado, acredita que as taxas de falência delas supera a de pequenas empresas tradicionais.

E ainda, ele acredita que  esses números são principalmente pela falta de validação do produto no mercado.

Outro fator é o apego à ideia original. A ideia é linda, mas se você não tiver capacidade de se adaptar, ou até mesmo mudar em função do mercado, você poderá estar fadado ao insucesso antes mesmo de começar.

O foco deve ser na oportunidade, e não na ideia em si. No mercado existem muitas oportunidades, não teime em querer convencer o mercado de que você é quem está com a razão.

 

Forte abraço!

Karine Borges

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