"> Fábio Garcia é cotado para disputar prefeitura e aguarda apoio da família – CanalMT
Amanda Simeone

Fábio Garcia é cotado para disputar prefeitura e aguarda apoio da família

Amanda Simeone

O deputado federal Fábio Garcia (PSB) é o nome mais cotado para encabeçar chapa e disputar a prefeitura de Cuiabá. O deputado afirmou ao sair da reunião que ocorreu durante toda a tarde na sede do PSDB em Cuiabá que precisa de algumas horas para consultar a família. “Tô indo conversar com a minha família, mas a minha posição neste momento é de que tenho que cumprir o meu mandato de deputado federal pelos quatro anos. Vou conversar com eles, mas acho muito difícil”, disse.

Após a desistência do prefeito Mauro Mendes (PSB) para disputar reeleição, a cúpula dos partidos aliados (PSDB, PSD, PSB, PP) articulam para chegar ao consenso de quem será o nome que vai substituir a chapa de Mendes.

O governador Pedro Taques (PSDB) disse à imprensa ao sair da reunião na sede que vão realizar mais encontros para decidir quem será o nome mais indicado para liderar a chapa. “Nós teremos outras reuniões nesta noite e na sexta-feira (5), teremos outra reunião aqui para oficializar o nome que o grupo definir. Fábio Garcia é consenso, apesar de termos outros candidatos”, disse Taques.

O presidente municipal do PSDB, Carlos Avalone, afirmou que a coligação não terá problema para encontrar um nome para ser o candidato à prefeito de Cuiabá e sim que o problema será o consenso entre as lideranças.

“Não é o PSDB sozinho que vai resolver a questão do Mauro. Nós temos um arco de aliança entre muitos partidos e nós não podemos chegar e impor um nome. Nós estamos conversando com todo mundo, desde as 8 horas da manhã, vocês [imprensa] acompanharam. O Fábio Garcia, como foi colocado pelo governador, é um nome natural. Porque após a saída do Mauro, traz um nome que foi chefe de gabinete dele, esteve em campanha, estava nos projetos estratégicos em Cuiabá, votação expressiva para deputado, mas isso depende de uma condição e de uma vontade do deputado.”

Outro nome em questão, defendido pelo secretário de Estado Paulo Taques, é o do dono do Grupo Gazeta de Comunicação, Dorileo Leal, mas que enfrenta divergências entre os juristas do partido, principalmente, pelo fato do comunicador não ter descompatibilizado da empresa que é concessão pública de Radio e TV. “Sem dúvidas o nome mais forte politicamente é do Dorileo. Nós precisamos averiguar na legislação eleitoral se existe algum impedimento legal.”

Avalone afirmou à imprensa que a questão legal do Dorileo Leal deve ser tratada com muita cautela e que não pode afirmar que o nome do empresário está descartado. “Sinceramente, eu não sei não. Não entendo dessa questão jurídica, não é a minha área. Nós consultamos dois advogados ligados ao grupo nosso e temos opiniões diferentes. Chegamos até abrir a tela do TSE para averiguar essa informação e lá estava dizendo que ele pode disputar. Há uma dúvida. E essa dúvida será tirada nesta noite.”

O deputado federal Antonio Curvo, Tampinha, alertou que agora os partidos precisam articular entre as lideranças o nome principal para iniciar a campanha. “A nossa preocupação agora é quanto ao candidato. Antes era o vice, agora é o titular.”

O grupo político se reúne amanhã às 9h na sede do PSDB para deliberar e indicar o nome do candidato da coligação.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

2 votes, 2.5 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta