"> Relembre quem ascendeu a Pira Olímpica nos últimos 20 anos – CanalMT
Reprodução/Facebook

Relembre quem ascendeu a Pira Olímpica nos últimos 20 anos

Torcedores.com

Um dos momentos mais aguardados da Cerimônia dos Jogos Olímpicos é o acendimento da Pira Olímpica. A partir desse momento, o país vive a alegria de iniciar o maior evento de esportes do mundo. Devido grande importância, o responsável pelo feito é revelado apenas no momento decisivo.

No Brasil, Pelé era o principal nome para esta honraria, mas informou nesta sexta-feira que a saúde debilitada e problemas físicos o impedem de aceitar o convite. Logo mais saberemos quem será o atleta brasileiro que ficará eternizado pela responsabilidade.

Antes disso, te mostramos quem são as celebridades que sentiram essa sensação em edições anteriores.

2012 – Londres: Na dúvida entre escolher um, os Jogos Olímpicos na Inglaterra tiveram sete jovens talentos: Callum Airlie, Jordan Duckitt, Desiree Henry, Katie Kirk, Cameron MacRitchie, Aidan Reynolds e Adelle Tracey.

2008- Pequim: Foi a vez do ginasta Li Ning, ganhador de seis medalhas nos Jogos de Los Angeles em 1984.

2004 – Atenas: O grego Nikolaos Kaklamanakis foi o escolhido. O velejador chegou a conquistar a medalha de prata na categoria Mistral no mesmo ano. Antes já havia conquistado o ouro em Atlanta, em 1996.

2000- Sydney: A australiana Cathy Freeman conquistou a prata em 1996, em Atlanta no atletismo. Em casa, nas Olimpíadas de Sydney, conquistou o ouro nos 400m.

1996- Atlanta: O pugilista Muhammad Ali protagonizou uma das cenas mais emocionantes no acendimento da pira. Já debilitado pelo Mal de Parkinson, contou que ficou tão nervoso que tremeu mais ainda. O ex-boxeador, conquistou o ouro em 1960, em Roma e foi tri campeão mundial nos pesos pesados.

1992- Barcelona: O arqueiro paralímpico Antonio Rebollo já havia conquistado duas medalhas de prata e uma de bronze quando foi convidado para acender a pira olímpica nos Jogos de Barcelona.

1988- Seul: Nada de atletas na Coreia do Sul,três cidadãos sul-coreanos foram escolhidos para o momento, Chong Son-Man, Kim Won-Tak e Son Mi-Jong.

1984- Los Angeles: Ouro no decatlo em Roma, em 1960, o americano Rafer Johnson foi o escolhido para acender a Pira. Também conquistou a prata em 1956 em Melbourne.

1980- Moscou: Sergei Belov foi o primeiro atleta de um esporte coletivo a acender a Pira. Ala-armador do basquete russo, chegou a ser considerado o melhor esportista da modalidade de toda a Europa.

1976- Montreal: Os canadenses inovaram e escolheram um casal de jovens atletas para acender o momento. Sandra Henderson e Stephane Prefontaine abandonaram o esporte anos depois.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta