Aprenda a gerar valor para a sua marca com a empresa que se tornou multi bilionária ajudando o próximo.
Recentemente o Google foi avaliado como a marca mais valiosa do mundo de 2016, com um valor de 229,2 bilhões de dólares. O maior buscador da internet, com mais de 2.4 milhões de pesquisas realizadas por minuto, teve o seu ponta pé inicial quando os seus fundadores, Larry Page e Sergey Brin, verificaram que os sistemas da buscas na internet existentes na época, ainda eram muito primitivos. Eles encontraram ali, não só a oportunidade de um futuro promissor, mas também um modelo de negócio pouco explorado e que ajudaria milhares de pessoas a utilizarem as informações disponíveis na internet de uma forma mais amigável.
Mas o que um negócio que poderia ser como qualquer outro, teve de tão especial para se tornar a potência de hoje?
1 – Com a criação de um buscador que organizava os dados da internet para facilitar a busca por informações, conscientemente eles já se preocupavam com as pessoas, quando ainda a maioria praticamente que total, ainda se preocupava com o produto.
2 – Após alguns anos de existência, quando começaram a pensar em uma forma de renda, já tinham algo bem definido em mente, não queriam ser como os websites existentes, cheios de banners que poluíam o visual e atrapalhavam a navegação dos usuários. Eles queriam que a imagem do Google fosse positiva, e que fosse referência de serviços de qualidade gratuitos na internet. Ou seja, eles não queriam fazer anúncios interruptivos e que chateavam os seus usuários, eles queriam atraí-los através de anúncios adequados às suas necessidades. Foi quando surgiu o mecanismo de publicidade Adwords, baseado nas buscas por palavras-chave, direcionado aos assuntos de interesse do usuário.
3 – Para arrebatar o novo conceito de publicidade, o Google decidiu transferir este modelo para outros negócios, criando o Adsense, onde o website interessado deve possuir um local específico para os links patrocinados, como o Google possui. A cada acesso que este link patrocinado tiver, o mesmo recebe uma quantia proporcional ao valor do link patrocinado contratado. Veja que o Google entendeu que para ele crescer, ele tinha que proporcionar o mesmo para outros negócios.
4 – Vaidade? Isso não faz parte de empresas que querem crescer. A estratégia vai além de desenvolver as suas próprias ferramentas, os caras viram que assimilando novas empresas potencias ao seu negócio, poderiam ir mais longe. Empresas grandes como o YouTube, comprado por 1.5 bilhões de dólares, que garantiu a posse do maior veículo de compartilhamento de vídeos, e a Endoxon, uma pequena empresa suíça de tecnologia de mapeamento que ajudou a melhorar o Google Earth. A estratégia vai além da assimilação de grandes e pequenas empresas no ramo da internet, criando um possível monopólio de serviços na web.
Se você está se perguntando como todos esses pontos estratégicos podem ajudar o seu negócio a gerar valor, que tal, passar a pensar um pouco menos no seu produto/serviço e dar um enfoque maior mais nas pessoas que os consomem!
Eu não sei você, mas eu como escritora deste artigo, profissional do marketing, pesquisadora e admiradora do novo conceito de marketing, e do comportamento humano, me tornei mais uma vez fã dessa empresa. Eles estão escrevendo uma história ajudando uns aos outros, e você, o que vai fazer pra começar a escrever a sua?
Forte abraço.
Karine Borges
Facebook: Karine Borges Oficial
Instagram: @karineborgesoficial