A verdade é uma só, se você acredita que tem uma empresa totalmente feita para atender tudo aquilo que VOCÊ ACHA que o seu cliente precisa, eu tenho uma má notícia: você será o único cliente dela!
Com certeza você já deve ter sentido nos últimos tempos uma queda nas vendas, os clientes não aparecendo com tanta frequência, ou até buscando outras alternativas para suprir a ausência de algum produto/serviço que eles consumiam. Isso acontece porque os acontecimentos macroeconômicos atingem diretamente as pessoas, mudando a sua forma de comprar e de vender.
Tomemos como exemplo as redes sociais, quando elas surgiram as pessoas ainda não sabiam muito bem como utilizá-las e uma pequena parcela de empresas começavam a usufruir deste canal de comunicação que era totalmente gratuito.
Com o passar do tempo o número de empresas presentes nas redes sociais cresceu e com elas a concorrência; mais pessoas passaram a se interessar pelas ferramentas, logo a internet ficou mais acessível a todas as classes sociais. Quando as empresas de telefonia perceberam que estavam perdendo nos pacotes de telefonia, passaram a investir em pacotes de acesso a internet.
Perceba que uma coisa leva a outra, e todas levam a um só, o cliente. Quando se enxerga por essa percepção fica mais fácil compreender que para vender algo é trivial olhar pelo ângulo da necessidade do cliente.
Agora que você já compreendeu como é importante entender as necessidades do seu público-alvo, é preciso comunicar a sua intenção de ouvi-lo e de querer atendê-lo.
Utilize o Marketing Digital para aproximar-se do cliente
A grande atração do Marketing Digital é o potencial de estar próximo das pessoas, seja no celular, ou ainda, dentro da sua caixa de e-mail. Tudo depende de como você utiliza as estratégias para dar sentido a comunicação que você quer ter com os seus clientes.
O e-mail marketing é uma estratégia que eu utilizo, e para mim é uma das que mais tem efetividade em resultados. Veja algumas dicas de como utilizá-lo de forma a atrair o seu cliente e fazer com que ele se comunique com a sua empresa:
- Divida com o seu público a sua história, quando você humaniza a sua comunicação, as pessoas se sentem mais a vontade para compartilhar sobre a vida delas.
- Compartilhe dificuldades e vitórias, é natural que as pessoas se identifiquem e que as usem como motivação para as suas vidas.
- Mostre alguns segredos, dicas que podem ajudá-los e peça em troca que respondam o e-mail dizendo o que acham sobre a dica!
É chegada a hora de ouvir e digerir
É natural que com o passar do tempo essa comunicação se estreite, e que o cliente comece a compartilhar as suas necessidades e incômodos. Agora é preciso ter sensibilidade para administrar as emoções.
“Quando você ouve os seus clientes, coisas incríveis acontecem.” (Jonathan Mildenhall – Diretor Executivo da Coca-Cola)
Seja como forma de reclamação ou elogio, ouvir o cliente é fundamental para melhorar o seu negócio e ter mais resultados. Não leve tudo tão a ferro e fogo!
Forte abraço.
Karine Borges
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