Qual é o segredo das empresas que estão utilizando o Instagram para alavancar a sua marca no mercado.
Você já se pegou perguntando porque algumas redes sociais caem no gosto das pessoas e outras não? É fato que nem sempre é tão fácil atrair seguidores, e gerar engajamento nas redes sociais.
Por isso eu fui atrás de quem tá fazendo, e fazendo bem feito, para te dar algumas dicas do que tem feito a diferença para que o seu canal esteja sendo tão bem aceito pela comunidade on-line.
Convidei 3 empresários do ramo de alimentos e bebidas aqui de Cuiabá para nos entregar alguns segredos do que eles estão fazendo no canal do Instagram das suas empresas, e que tem gerado tanto burburinho na cidade. Confere o que eles responderam:
Quem faz as redes sociais da empresa?
Cervejaria Louvada (Igor): Nós escolhemos uma agência para gerenciar, pois desejamos desde o começo um trabalho profissional e com planejamento.
Cozinha dos Fundos (Márcio): É feito a quatro mãos, a agência e eu (empresário). Quando iniciei o Instagram em 2013, por interesse de seguir profissionais da área, decidi replicar alguns pratos e o que era hobby virou profissão.
Coloiado (Rafael): Toda a gestão é realizada pela agência sob a nossa orientação, mas basicamente damos as orientações macros, e agência vem desenvolvendo bem o seu trabalho.
Como definem o conteúdo?
Cervejaria Louvada (Igor): Nos organizamos para fazer um reunião semanal com a agência, mas nem sempre é possível, mas não passa de duas semanas. Definimos tudo a quatro mãos, empresa e agência. Definimos conteúdo de acordo com o foco: vendas delivery, institucional, promoções de eventos e etc.
Cozinha dos Fundos (Márcio): De acordo com alguns eventos que participamos, a agenda do food truck, mas a programação geral é baseada em postagens de clientes e no dia a dia. Mas sempre buscamos avaliar as interações para que dessa forma possamos entender se estamos alcançando os objetivos através das redes sociais. Temos um relacionamento bacana com a agência, eles sempre nos atendem com bastante prontidão.
Coloiado (Rafael): Existe um planejamento mensal , mas os conteúdos são todos definidos pela agência.
Existe um planejamento?
Cervejaria Louvada (Igor): Sim, não buscamos seguidores vazios, buscamos seguidores que queiram consumir, ou já consomem do nosso produto.
Cozinha dos Fundos (Márcio): Hoje estamos em fase de planejamento para ampliação do negócio, na minha visão as redes sociais ajudaram muito o meu negócio, encurtou muito o boca a boca. O planejamento está mais focado em atingir melhor e com maior amplitude novos clientes, em busca também de fixar a marca no mercado.
Coloiado (Rafael): Como trabalhamos com várias empresas dentro do Coloiado, apenas temos reuniões mensais para definir os assuntos mais importantes, estratégicos e aprovamos as campanhas já idealizadas pela agência.
Qual estratégia principal para atrair seguidores para o Instagram?
Cervejaria Louvada (Igor): Promovemos eventos e a partir deles procuramos traçar estratégias pré e durante o evento, que incentive o compartilhamento, uso de hashtags.
Cozinha dos Fundos (Márcio): No começo usávamos muito as hashtags, hoje deixamos as publicações serem mais orgânicas, os novos seguidores vêm muito mais em função da viralização do conteúdo. O número de seguidores expressivo que o perfil alcançou no Instagram, nos entregou a autoridade necessária para que fosse fator chave para captarmos novos seguidores. Fizemos apenas um teste de link patrocinado e tivemos excelentes resultados.
Coloiado (Rafael): Utilizamos links patrocinados, campanhas promocionais com sorteios e a campanha da hashtag principal #tamocoloiado
Quais diferenciais buscam em relação a concorrência?
Cervejaria Louvada (Igor): Promover o desejo de consumir, e ter um público fiel.
Cozinha dos Fundos (Márcio): A melhor hamburgueria do estado e que tem o conceito mais legal de todas.
Coloiado (Rafael): Inovação, preço e unir em um único espaço entretenimento, alimentação, arte e cultura.
Existe alguma tática especial que podem compartilhar?
Cervejaria louvada (Igor): Conteúdo baseado na realidade dos seguidores.
Cozinha dos Fundos (Márcio): Existe uma mensuração dos dados das publicações, avaliamos como o nosso consumidor consome as nossas redes sociais, por isso, cuidamos os horários que publicamos e o tipo de publicação para cada dia e horário.
Coloiado (Rafael): A combinação de várias estratégias rodando ao mesmo tempo e sempre reservamos uma verba para mídia.
Viu como quando bem planejada uma campanha em redes sociais, ela pode trazer ótimos resultados? Se você quiser saber um pouco mais sobre como usar o Instagram no Marketing Digital da sua empresa clique aqui.
Grande abraços à todos, e até a próxima semana!
Karine Borges
Facebook: Karine Borges Oficial
Instagram: @karineborgesoficial