O candidato a prefeito de Cuiabá, Julier Sebastião da Silva, registrou aumento de 360% na arrecadação de recursos financeiros para a campanha eleitoral, índice mais elevado comparado aos demais candidatos no último relatório financeiro entregue a Justiça Eleitoral.
Houve um aumento de R$ 50 mil para R$ 229 mil de acordo com seu último relatório financeiro entregue a Justiça Eleitoral.
Até o momento, houve R$ 173.773,23 mil de despesas pagas, sendo que o maior montante foi com o PDT, no valor de R$ 150.500 mil, R$ 20 mil com a Andrade Participações LTDA R$ 3,100 com a Vitória Régia Água Mineral LTDA e uma doação de R$ 150 reais ao candidato a vereador Carlos César Leite de Queiroz.
Em seguida, a candidata Serys Slhessarenko também apresentou acréscimo significativo no caixa de campanha. Houve crescimento de aproximadamente 142%, pois saiu de R$ 120 mil para R$ 290 mil. No entanto, ainda não está especificado o volume de despesas.
No entanto, apesar do crescimento considerável, ainda segue afastada do volume de recursos arrecadados pelo candidato a prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (PMDB) . O peemedebista aumentou em 144% a arrecadação de recursos financeiros para a campanha eleitoral e segue na liderança neste quesito.
De R$ 199 mil da última declaração, o peemedebista agora declarou a Justiça Eleitoral dispor de R$ 485.665,54 mil em dinheiro para investir na campanha política.
Deste montante, somente 13,11% são doações de pessoas físicas, o que corresponde a R$ 63,665 mil. Outros R$ 422 mil são doações de partidos políticos que representa 86.89%. Houve ainda uma doação de R$ 35 mil aos candidatos a vereador da coligação “Um Novo Prefeito para uma Nova Cuiabá”, composta pelo PMDB / PTB / PP / PSC / PMB / PR / PROS / SD / PPL / PT do B / PRP / PTC.
Ainda foi informado no último relatório entregue a Justiça Eleitoral que houve R$ 2,798 milhões em despesas contratadas e apenas R$ 143.904 mil de despesas pagas.
A maior despesa registrada até o momento foi com a empresa Antecipar, de propriedade do ex-senador Antero Pares de Barros, responsável pelo marketink de Emanuel Pinheiro, na ordem de R$ 780 mil.
A mesma quantia foi paga a empresa TR Produção de Sons e Imagens LTDA. Em seguida, aparecem a Renca Agência de Comunicação LTDA no valor de R$ 420 mil, a FCS Comunicação com R$ 240 mil, AFPL – Agência de Monitoramento e Informações LTDA com R$ 120 mil e a Gráfica Print Indústria e Editora LTDA com R$ 116 mil. Houve ainda gasto de R$ 110 mil com Nestor Fidelis – Sociedade de Advogados.
Os candidatos Wilson Santos (PSDB) e Procurador Mauro (PSOL) ainda seguem com R$ 150 mil e R$ 55 mil, respectivamente. O candidato da Rede Sustentabilidade, Renato Santana, recebeu apenas R$ 18 reais.
Essa é a primeira eleição no Brasil em que vigora a proibição do financiamento privado de campanha eleitoral. Por isso, os gastos de campanha devem permanecer muito distante dos R$ 9,004 estipulados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para gastos decorrentes da disputa a prefeito de Cuiabá em 1º turno.
A estimativa levou em consideração dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). No segundo turno, são estipulados mais R$ 2,701 milhões, elevando o total para R$ 11,705 milhões como limite de gastos.