"> 4 Estratégias de geolocalização para o comércio – CanalMT

4 Estratégias de geolocalização para o comércio

Coluna de Marketing Digital

Algumas estratégias estão na palma de nossas mãos, literalmente falando! O uso de smartphones se popularizou, e isso abriu novas possibilidades para trabalharmos o marketing das empresas.

Ter um smartphone há muito tempo deixou de ser luxo, e muito menos é  um aparelho exclusivo de algumas classes sociais. Nos último 6 meses, o Brasil teve um ganho de 7% em seus internautas móveis, o que representa 8,7 milhões de pessoas acessando a internet por dispositivos móveis.

Como consequência de tudo isso, muitos recursos e funcionalidades foram desenvolvidos, como aplicativos direcionados ao compartilhamento da geolocalização das pessoas, onde as mesmas podem fazer comentários em tempo real sobre os lugares em que estão frequentando.

É ou não é, um grande trunfo que pode ser utilizado pelos comércios afim de promover o seu negócio, atrair novos clientes, e ainda gerar provas sociais que impulsionarão a marca?

Estratégias de geolocalização a partir de aplicativos

Foursquare – Conhecido pelos check-ins de consumo e premiações, a empresa evoluiu os seus dados de localização, conectando o consumidor digital ao que ele está fazendo no mundo real, e dando aos comerciantes a possibilidade de chegar ao seu público-alvo através do seu histórico de localização.

 Em 2011 a revista VEJA já utilizava desse artifício para ajudar a promover seus pontos de vendas. Ela criou seu perfil no geolocalizador Foursquare e fez uma ação para seus leitores. Os usuários da rede que realizavam check-ins a partir de bancas de jornal cadastradas, receberiam informações da revista e concorriam a prêmios.

Instagram – A rede social oferece a oportunidade de localizar as fotos que você publica em um mapa. Para que isso serve? Se você tem uma loja off-line, publicar fotos com o geolocalizador ativado ajudará a informar seus seguidores sobre onde eles podem te encontrar fisicamente para comprar seus produtos.

Um exemplo neste caso é a @starbucksbrasil. A marca possui filiais em todo o país. Em suas ações locais o perfil usa a geolocalização para indicar as suas lojas, e o que estão fazendo localmente.

Facebook – Incentive, influencie o seu cliente fazer o check-in do Facebook quando estiver em seu estabelecimento. Essa é uma excelente estratégia com prova social, pois é o seu cliente falando para a sua rede onde ele está consumindo, e se ele estiver elogiando, aí é melhor ainda. É o boca a boca online! E sabemos o quanto esse boca a boca é importante, se quiser saber mais sobre os efeitos positivos quando o cliente divulga positivamente sua marca, clique aqui.

Facebook Ads – Nos anúncios do Facebook existe um recurso chamado “Divulgação nas imediações”, que ajuda empresas a encontrar novos clientes próximos ou na região em que ela está instalada. Sendo assim, se alguém estiver no raio próximo ao seu comércio estiver visualizando o Facebook, poderá ser impactado pelo seu anúncio.

Agora você deve estar se perguntando, será que tudo isso rola aqui em Cuiabá? E como rola, já existem muitos internautas conectados a esses aplicativos, o seu trabalho agora é comunicar que você também está lá, e tem oportunidades incríveis para o seu consumidor.

Abraços e até a próxima semana!

Karine Borges

www.karineborges.com.br 

Facebook: Karine Borges Oficial 

Instagram: @karineborgesoficial


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta