Muitas empresas que contrataram sites responsivos podem não entregar uma boa experiência de navegação aos seus clientes.
Mais uma vez eu batendo aqui na mesma tecla, o consumidor. Você investiu o que tinha e o que não tinha para fazer um belo site, que se ajustasse a qualquer tamanho de tela, do desktop ao celular, mas você pensou em como o seu cliente consome o seu produto no mundo digital?
No artigo que eu postei aqui recentemente, 4 Estratégias de geolocalização para o comércio, eu falo sobre o crescimento extraordinário dos internautas móveis, o que representa 8,7 milhões de pessoas acessando a internet por dispositivos móveis.
Você deve estar pensando agora, “Ufa, o meu site é responsivo, então tá tudo bem.”, certo?
Errado! É aqui que está uma grande lacuna que muitos empreendedores digitais estão caindo, ter um site responsivo não te garante entregar uma experiência de compra positiva para o consumidor.
Pergunta: O seu site mobile é pensado para o usuário?
O celular já faz parte do nosso dia a dia, e nós mal lembramos como era a vida antes dele. Hoje você não se imagina na fila de um banco por horas, tentando pegar um táxi, se comunicar com seus amigos, ou até mesmo comprar ingressos sem usar o aparelho. Segundo uma pesquisa recente da Mary Meeker, nós olhamos nossos celulares mais de 150 vezes por dia, ou seja, o celular transformou a maneira como buscamos, tomamos decisões e fazemos compras.
A experiência do consumidor no seu site, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. É preciso pensar em todos os fatores que possam influenciar. Entender como eles se comportam, é fundamental para utilizar como princípio para desenvolver o design do site mobile.
O Google fez uma pesquisa com consumidores para descobrir as melhores práticas de consumo mobile, veja aqui: 25 técnicas infalíveis para ter um site mobile.
Ter um site responsivo basta?
Em 2015, já entendendo essa mudança de consumo e o crescimento mobile, o Google alterou o seu algoritmo de busca em mobile para favorecer os sites com versão para celular. O que significa que, sites que não são responsivos não aparecerão nas buscas mobile, uma vez que, se ele não fizesse isso também poderia perder o mercado mobile para outro buscador ou app.
Busquei a ajuda do especialista Rodrigo Louzich, que é desenvolvedor, já atuou durante 15 anos na área de desenvolvimento de sites e hoje é Gerente de Operações da empresa Dropo, para saber a opinião dele sobre sites responsivos, veja o que ele diz!
“Tudo depende do objetivo do site, se o site é institucional, um site Responsivo atenderá bem o consumidor mobile, agora, se o site tem objetivo de vender, mesmo não sendo e-commerce, o ideal é desenvolver um modelo próprio para o celular, o que chamam hoje de Mobile First.”
Entenda por Responsivo o modelo de site que se adequa a qualquer tipo de tela, já o Mobile First, aquele que é desenvolvido para o mobile e se adequa aos outros tipos de tela, o que ele chama de “conceito contrário”.
“Hoje grande parte das empresas de Cuiabá e região, ainda consideram o site um investimento supérfluo, não estão preocupados com a imagem na internet” acrescenta Rodrigo Louzich.
Bom empreendedor, eu só tenho uma única coisa para lhe dizer se você se enquadra neste último parágrafo: ESTÁ NA HORA DE REPENSAR A SUA ESTRATÉGIA. Que tal começar a mudar isso agora mesmo lendo essa postagem onde dou dicas para quem vai iniciar a vida digital da empresa, clique aqui
Forte abraço e até o próximo artigo.
Karine Borges
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