Use o seu conhecimento como empreendedor off-line para gerar resultados também no mundo on-line. São territórios diferentes, mas algumas regras valem para ambos.
Eu acredito que quando você abre frentes novas para o seu negócio, está se criando novos negócios, e com ele novas alternativas de ganhar dinheiro.
Você já deve ter notado que até mesmo as grandes redes como Casas Bahia, Magazine Luíza e tantas outras empresas conhecidas nacionalmente, mantém além de suas lojas físicas, lojas on-line também.
Se até mesmo estas grandes redes não abrem mão da fatia de mercado on-line, por que logo você abriria?
Você pode encarar um negócio digital de várias formas: como um aliado ao seu negócio físico, ou como uma outra fonte de faturamento, como um plano B, e até mesmo como uma rede de segurança para você.
Qualquer uma das opções é correta e trazem resultados se você souber gerenciar seu negócio digital. Mas para garantir que o seu plano B funcione quando for necessário, é preciso ter em mente alguns pontos importantes:
Diferença da minha loja off-line para a on-line
Minha loja digital irá vender exatamente os mesmo produtos que vendo em minha loja física? Não! Seu público digital é formado por uma parte de pessoas que não compram na sua loja física. É necessário uma pesquisa detalhada para definir a sua persona, para descobrir quais produtos dentro do nicho que você já trabalha na sua loja física, irão agradar na loja digital, e quais produtos que você não vende fisicamente precisarão ser incluídos na sua loja digital.
O público-alvo é o mesmo?
Como citei acima, não exatamente. Claro que parte dos seus clientes da loja física, ao saberem que você também está na internet, tenderão a migrar para lá. Mas você não estará mais preso geograficamente, e isso muda muita coisa. Como disse, os territórios são diferentes, portanto, o público também há de ser.
Da mesma forma que antes de abrir sua loja física, você deve ter pesquisado o mercado no qual pretendia atuar, você também irá precisar realizar um pesquisa para saber como é o mercado on-line do seu nicho. Quem são seus concorrentes, como eles trabalham, o que oferecem de diferencial? Estas são questões básicas que você precisa responder.
Você também precisará pesquisar o mercado, e principalmente definir um público-alvo e persona complementares aos que você já definiu para a sua loja física.
Linguagem digital
Assim como os clientes são diferentes, o comportamento e a forma de consumirem também são. O perfil do consumidor é outro, logo a forma de você se comunicar com ele também precisa ser diferente. Ações que você jamais utilizaria numa loja física, podem surtir ótimos resultados em uma loja digital. Para entender melhor os processos de compra pela internet, clique aqui.
Na internet tudo é muito mais dinâmico, tudo pode tomar dimensões gigantescas. Uma promoção on-line podem resultar em vendas monstruosas, mas você precisa estar preparado para atender a todos com a mesma eficiência. Por isso planeje muito bem cada passo, cada ação. Diferente do mundo físico, no mundo digital poucos minutos são suficientes para uma informação chegar do iapoque ao chui!
Não descarte essa possibilidade, o mundo dos negócios adentrou o universo digital com força, e podemos concluir que essa foi uma viagem sem volta. A tendência é estarmos cada vez mais presentes no mundo digital, entrar nele como um plano B, ou como um complemento enquanto os negócios no mundo físico vão bem, pode ser uma atitude um tanto prudente!
Abraços e até a próxima coluna!
Karine Borges
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