Os chineses estão no ápice do empreendedorismo, confira algumas estratégias nas quais podemos nos espelhar.
Os chineses não brincam em serviço, qualquer coisa que pode elevar os seus ganhos é levado muito a sério. Um povo marcado por duas características que deveriam acompanhar todo empreendedor, o foco e a disciplina. Me mostraram que planejar, testar e investir são grandes pilares para o sucesso nos negócios, principalmente se tratando de negócios online.
Em 2018 eles já estimam US$ 610 bilhões em vendas on-line, superando Estados Unidos e Europa juntas. Então, você deve estar se perguntando – O que eles fazem de diferente de nós para conseguir tamanhos resultados?
Entre os dias 1 a 21 de setembro deste ano, eu estive na China, no Seminário de Empreendedorismo Juvenil doa Países Lusófonos 2016 (Fuzhou-China), e tive a oportunidade de estudar, conhecer muitas empresas e aprender como elas atuam no mercado. Veja alguns insights que eu separei para você:
Crescimento do comércio eletrônico
Uma realidade crescente na China é o comércio eletrônico. De acordo com dados do iResearch e do Instituto Nacional de Estatísticas da China, hoje 12,6% das vendas no país vem do e-commerce.
As empresas apostam verdadeiramente no e-commerce, e muitas destes empreendedores investem também em estratégias multicanal, vendendo seus produtos em outros sites e-commerce como: Taobao.com, Alibaba.com, Tmall.com, JD.com e muitos outros.
Qr Code
Uma estratégia utilizada também no Brasil, mas apenas nos grandes centros, e em pequena escala perto do que pude presenciar na China.
Muitas das lojas físicas trabalham num sistema showrooming, onde a loja serve como uma vitrine para visualizar o produto, mas na hora de efetuar a compra, o cliente tem a opção de retirar o produto na loja ou utilizar o QR Code que está na etiqueta. Através dele a compra será transferida para uma loja online, onde o cliente receberá benefícios para finalizar a compra.
Os QR Code também são muito vistos em propagandas impressas como outdoor, panfletos e nos próprios sites, como forma de utilizar as multi telas (celular, computador, tablets) para vender mais para os mesmos clientes.
Mídias Sociais Chinesas
Na China as mídias sociais são bem diferentes das do Brasil, lá não tem Facebook, Instagram, YouTube. Isso por ser um país marcado pela história de uma política socialista extremamente rígida, mas desde a abertura da China isso vem tomando novos rumo.
Já até fiquei sabendo que Mark Zuckenberg esteve em solos chineses, no intuito de abrir caminhos, afinal já existem 200 milhões de usuários ilegais do Facebook na China.
Enfim, algumas das mídias sociais mais utilizadas na China são o QQ, WeChat, WeBlog, RenRen e Zhihu. A maioria delas tem o perfil como de um chat, isso porque as pessoas lá preferem mais privacidade na troca de informações. Entretanto, com funcionalidades bem diferentes que permitem mais facilidade na conexão das marcas com os clientes, através de geolocalizador e QR Code.
As marcas trabalham com uma estratégia bem parecida com a que usamos no WhatsApp Marketing, porém no nosso caso ainda há muito o que aperfeiçoar. Para saber um pouco mais sobre o WhatsApp Marketing clique aqui.
Gostou desse conteúdo? Quer saber mais das experiências que eu tive na China? Dia 6/10 às 19 horas farei uma PALESTRA EXCLUSIVA, no Centro de Sustentabilidade do SEBRAE.
Para participar basta cadastrar e confirmar a participação no APP MeetUp.
Sucesso e um forte abraço.
Karine Borges
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