As eleições de 2016 foram marcadas pela contrariedade do eleitor cuiabano em retornar a Câmara Municipal ex-vereadores de legislaturas anteriores. Segundo vereador mais votado em Cuiabá com 5.095 votos, Misael Galvão (PSB), que já exerceu mandato tampão na Câmara Municipal de Cuiabá, é considerado o único ex-vereador que conseguiu retonar ao Legislativo por meio do voto. Outro sete candidatos saíram derrotados após receber votação pífia nas urnas.
Foram reprovados nas urnas pelos eleitores os ex-vereadores Antônio Fernandes (PSD), que recebeu 1.302 votos, Mário Lúcio (PMDB), com 989 votos e Totó César (PRP), com 549 votos.
Ainda foram rejeitados pelos eleitores os ex-vereadores Ralf Leite (PMDB) com 1.522 votos, Arnaldo Penha (PP), com 1.669 votos, Everton Pop (PSDB) com 1.738 votos, e Dito Labamba (PDT), que exerceu mandato de vereador de 1997 a 2000 e recebeu apenas 733 votos.
As eleições de 2016 foram marcadas pela expressiva renovação na Câmara Municipal de Cuiabá. Dos atuais 25 vereadores, apenas 12 conseguiram se reeleger para um novo mandato.
O jornalista e apresentador de TV, Toninho de Souza, foi eleito para o terceiro mandato com 5.620 votos. O segundo mais votado foi o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) com 4.789 votos.
O Partido Verde (PV) foi a sigla que mais se fortaleceu nesta eleição ao eleger quatro vereadores e ser a maior bancada a partir de 2017. Os vereadores eleitos pelo partido são Mario Nadaf (3.117), Felipe Wellaton (3.054), Justino Malheiros (2.917) e Delegado Marcos Veloso (2.746).
Da atual legislatura, não conseguiram se eleger Maurélio Ribeiro e Lueci Ramos, ambos do PSDB, Adilson Levante e Onofre Júnior, ambos do PSB, Oséas Machado (PSC), Marcus Fabrício (PTB), Néviton Fagundes (PRB), Arilson da Silva e Allan Kardec, ambos do PT. Da atual composição da Câmara Municipal de Cuiabá, quatro vereadores não disputaram um novo mandato. Trata-se de Faissal Calil (PSB), Haroldo Kuzai (SD), Domingos Sávio (PSD) e Leonardo de Oliveira (PSB), este último atualmente candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Wilson Santos (PSDB).