"> O galinho voltou! – CanalMT

O galinho voltou!

Brasil, país sui generis com dimensões territoriais continentais, somos preservados de uma série de catástrofes, somos ricos em recursos naturais e por aí vai. Uma marca peculiar ao Brasil está relacionada a apelidos, que serão eternizados, e passarão a fazer parte das vidas das pessoas apelidadas.

Wilson Santos ganhou o apelido carinhoso de galinho, por estar sempre à frente das lutas em prol dos expropriados do capital, por entender, se tratar de pessoas que não poderiam lutar pelos seus direitos constitucionais.

Desde os tempos de faculdade ele sempre foi combativo, iniciando sua vida pública com participação massisa no Diretório Central do Estudante (DCE).

Sempre empunhou uma bandeira de luta; principalmente pelo fato do mesmo ser oriundo de uma família humilde, por não ter posses, sempre acreditou em um país melhor.

O apelido galinho havia ficado  arrefecido; até que, aos 45 minutos do segundo tempo da indicação de um nome do partido para disputar a Prefeitura Municipal de Cuiabá, um cargo pontual. Seu nome foi lembrado, e democraticamente intimado aceitar essa missão quase impossível, naquele momento.

Ele, como soldado camicase aceitou a difícil missão de disputar essa eleição; tendo em vista, que o seu principal oponente Emanuel Pinheiro (PMDB), naquele momento já liderava as pesquisas de intenção de votos, com muitos pontos percentuais à frente, mesmo assim, ele consegue chegar ao segundo turno.

Tanto no primeiro turno como no segundo, ele nunca escondeu seus apoiadores, tendo como seu principal apoiador: o governador do Estado Pedro Taques (PSDB), seu vice, Leonardo de Oliveira (PSB), sobrinho do ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira, um dos maiores estadistas do Brasil. Autor da Proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que recebeu o nome de Diretas Já.

Seu oponente do segundo turno, Emanuel Pinheiro (PMDB), até o momento não deixou claro, quem são realmente seus apoiadores, porém em seu arco de aliança, está o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), tendo como presidente do mesmo, Chico Galindo, um dos principais cabos eleitorais e arrecadador de recursos do Emanuel.

Wilson Santos (PSDB) em 2010 deixou a prefeitura Municipal de Cuiabá, para disputar o governo do Estado. Perdeu para Silval Barbosa (PMDB), hoje, o ex-governador e ex-secretários estão presos no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), se ele tivesse vencido nada disso teria acontecido.

Este mesmo senhor Chico Galindo (PTB), com anuência de alguns vereadores da época, extinguiram a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), passando a concessão dos serviços à iniciativa privada, isto aconteceu em 2012, no contrato com a CAB ambiental, que de ambiental não tem nada, tal companhia de saneamento,  deveria universalizar a água até 2015 e a coleta e tratamento de esgoto até 2022, uma grande engodo.  Rede de esgoto de Cuiabá só atinge 45,61% da população, mais de 65% da água tratada de Cuiabá é desperdiçada.

Cuiabá no ranking de saneamento básico; entre as 100 maiores cidades brasileiras, Cuiabá é a 70ª em qualidade de saneamento, isso é uma vergonha.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo (liciomalheiros@yahoo.com.br)


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta