A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará no período de 15 a 17 de dezembro em Cáceres dois eventos na área de Saúde: “I Fórum de Integração ensino-serviço-comunidade na formação em saúde: construindo uma rede colaborativa” e “I Seminário: Metodologias ativas para o ensino na saúde da região Sudoeste de Mato Grosso: compartilhando experiências”.
Os dois eventos, que acontecem simultaneamente, têm como objetivo diagnosticar as fortalezas e fragilidades na integração ensino-serviço no município de Cáceres e região, de forma a possibilitar que os envolvidos nesse processo possam construir de forma colaborativa indicadores que aprimorem e consolidem essa integração. A proposta é que acadêmicos da Unemat, professores, agentes comunitários de saúde e gestores municipais, bem como os servidores da área da saúde de modo geral, possam participar e contribuir com essa construção.
O evento , que será realizado em três dias, contará com momentos distintos. No primeiro dia, serão priorizados debates e reflexões teóricas por meio de conferências e mesas redondas. No segundo dia, acontecerão as oficinas que terão como objetivo construir uma carta de ações. E no sábado (17), serão formados grupos de discussões que possam contribuir com respostas para a questão: “Como é possível mudar os processos formativos em saúde?. Também serão realizadas plenárias para exposição das propostas tiradas nas oficinas.
Durante os eventos, também serão expostos e apresentados trabalhos em pôsteres que enfocam os eixos temáticos: “Trabalhos de pesquisa científica no contexto do ensino-serviço-comunidade”, “Relato de experiência/caso no contexto do ensino-serviço-comunidade” e “Projetos de extensão (com ou sem interfaces na pesquisa) desenvolvidos por instituições de ensino ou serviço na área da saúde alocadas no Estado de Mato Grosso”.
A coordenadora dos eventos, professora Fabiana Aparecida da Silva, explica que a proposta do Fórum e do Seminário integram o Projeto “Desenvolvimento de competências pedagógicas para o ensino-serviço: (trans)formando paradigmas”, que foi premiado com o prêmio Inovasus 2015.