"> Reitora da UFMT continua internada em estado grave – CanalMT
Reprodução

Reitora da UFMT continua internada em estado grave

Kayza Burlin

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, está internada em estado grave no Hospital Santa Rosa, em Cuiabá, desde a noite deste sábado (10), após sofrer acidente vascular cerebral (AVC). Nas últimas 48 horas, Serra fou submetida a uma neurocirurgia e permanece em coma induzido na unidade de terapia intensiva (UTI).

O estado de saúde dela é considerado grave, mas estável. Ontem, o vice-reitor Evandro Aparecido Soares da Silva assumiu a reitoria, o que já estava previsto para essa semana já que a reitoria viajaria para Brasília (DF).

Em nota a assessoria de imprensa da UFMT, informou que na madrugada do domingo, Myrian foi submetida a um procedimento neurocirúrgico para a implantação de um cateter para monitorar a pressão intracraniana, temperatura cerebral e drenagem do liquor hemorrágico e, posteriormente, o aneurisma cerebral foi embolizado.

“A reitora está sob os cuidados da equipe do neurocirurgião, Giovani Mendes, e permanecerá em coma induzido nos próximos dias”, informou.

A professora aguardava o início do espetáculo “Canta Beatles”, que seria apresentado pelo Coral da UFMT, no teatro da universidade, quando passou mal e desmaiou. Testemunhas relataram que médicos que estavam no local para assistir à apresentação prestaram os primeiros socorros. Posteriormente, a reitora foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o Hospital Santa Rosa.

Toda a programação cultural em homenagem aos 46 anos de fundação da UFMT está suspensa, mas será reagendada tão logo o estado de saúde da reitora seja restabelecido. Os alimentos arrecadados serão doados à Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá e também ao Hospital de Câncer, conforme proposta inicial do projeto.

Nas redes sociais, a comunidade acadêmica deseja força a ela e aos familiares. Myrian Serra assumiu a gestão da instituição de ensino, no dia 14 de outubro passado, pelos próximos quatro anos, no lugar de Maria Lucia Cavalli Neder.

A atual reitora iniciou sua carreira dentro da própria UFMT, onde se formou em Nutrição. Com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela faz parte do quadro de professores da UFMT desde 1988.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta