Foram mais de 40 anos convivendo com alagações no período de chuva. A professora Maria Lúcia Rondon nasceu em Poconé (102 km de Cuibá) e sempre morou na avenida Aníbal de Toledo. Antes das obras de drenagem e pavimentação, ela recorda que quando chovia, a água entrava e alagava as casas. Também era um transtorno transitar pela via.
Agora, com a execução das obras pelo Governo de Mato Grosso, seguindo projeto feito pela Prefeitura de Poconé, dona Maria, o filho e os três irmãos se alegram em ver uma nova realidade. “Era uma tristeza, mas agora está ótimo, é a realização de um sonho”, descreve a poconeana. Ela já atestou que a drenagem feita na avenida é de qualidade. “Já choveu depois que ficou pronta e a água realmente foi drenada direitinho”, acrescenta.
A entrega da avenida é motivo de alegria também para os comerciantes locais. Há pelo menos 35 anos, a lanchonete que Onésimo Quirino administra com a família atende moradores e turistas de todo o mundo. Segundo ele, as obras feitas na avenida são excelentes. “Tinha tanta lama e buracos, que tivemos dificuldades de abrir o comércio diversas vezes”, lembra.
Agora, o comerciante já começa a ver os resultados positivos da avenida revitalizada. “Percebi já uma melhora no movimento e acredito que ficará ainda melhor. Para nós é muito importante”, comemora.
Mais que desenvolvimento econômico, por meio do turismo na região, obras como essa melhoram a qualidade de vida da população, conforme destaca o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística Marcelo Duarte. “É gratificante ver os efeitos destas ações na vida das pessoas, é algo que dá mais dignidade e esperança aos cidadãos”, ressalta.
Além da urbanização e drenagem de águas pluviais da Avenida Aníbal de Toledo, que compreendem o trecho entre a rodovia MT-060 e o córrego Tereza Botas, o Governo também inaugurou a pavimentação e a drenagem de águas pluviais da Rua 15 de Novembro, do trecho da Rua Antônio João até a Avenida Aníbal de Toledo. Realizou, ainda, os mesmos serviços de engenharia na Rua Desembargador Martins, no trecho entre a Rua Frei Carlos Valeti e a Rua Barão de Poconé.
O governador do Estado, Pedro Taques, frisa que, mesmo com as dificuldades financeiras, a atual gestão está trabalhando em prol dos mato-grossenses. “Tenho certeza que a crise que assola o Brasil vai passar. Eu sou otimista. E, mesmo nesse momento difícil, estamos honrando nossos compromissos”.
Fomento do turismo
Rota escolhida por 80% dos turistas nacionais e estrangeiros que vêm a Mato Grosso, a Rodovia Transpantaneira (MT-060) é a porta de entrada para a maior planície alagada do mundo. As melhorias executadas na Avenida Aníbal de Toledo melhoram o acesso à estrada parque e, consequentemente, vão fomentar o turismo no Pantanal mato-grossense. Dos turistas estrangeiros que visitam o Pantanal, mais de 26% são provenientes do Reino Unido, seguido por americanos e alemães, com 18,9% e 10,9%, respectivamente.
A obra em Poconé foi executada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) e financiada com recursos do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Turismo (Prodestur), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT).