O Governo Pedro Taques garantiu à nova presidência da Assembleia Legislativa que vai convocar todos os deputados da base aliada para apresentar, em reunião prevista para quinta-feira (9), os projetos das reformas administrativa e previdenciária e do teto dos gastos públicos estaduais.
Outras mensagens que devem ser encaminhadas para votação no Legislativo, já a partir da próxima semana.
Na segunda-feira (6), o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho (PSB); o primeiro-secretário, Guilherme Maluf (PSDB); e o líder do Governo, Dilmar Dal’Bosco (DEM), se reuniram com o governador Pedro Taques (PSDB), quando tomaram conhecimento prévio das propostas.
“Vamos realizar um grande encontro, na quinta-feira, quando o Governo disse que serão apresentados todos os projetos que serão encaminhados à Assembleia. Vamos dar nossas opiniões e esperamos que elas sejam acatadas no sentido de adequar os projetos, para que seja atendido o máximo de pessoas”, disse Maluf.
Já o líder do Governo aproveitou a reunião para discutir todos os projetos de uma só vez, assim como os efeitos futuros de temas considerados polêmicos, como a Revisão Geral Anual (RGA) para os quase 100 mil servidores estaduais.
No ano passado o benefício foi alvo de muita polêmica e desgaste para o Executivo, que optou em realizar um pagamento inferior ao pedido pelas categorias do funcionalismo.
“Eu já trouxe algumas demandas de como teremos que discutir o pacote, pois ele pode trazer consequências. Temos que ver como será nosso projeto aqui para o Estado, pois se aprovarmos o teto de gastos, nos moldes do que foi feito nacionalmente, não terá a RGA, mesmo tendo a garantia do pagamento por lei”, afirmou Dal’Bosco.
Além da questão da RGA, outros assuntos que estão ligados diretamente aos projetos também foram debatidos, como o sistema previdenciário, PEC do Comércio Eletrônico, estatuto da micro e pequena empresa, entre outros. (FRANCISCO BORGES)