"> Implantes: uma vida mais saudável – CanalMT

Implantes: uma vida mais saudável

Poder mastigar sem nenhum constrangimento é o sonho de muitas pessoas, implantes dentários e próteses são procedimentos que ajudam muita gente a voltar a sorrir, com eles, o paciente pode levar uma vida normal e sem se preocupar com problemas de mastigação ou má-formação trazidos pela falta dentária.

Ter um sorriso bonito e dentes saudáveis é indispensável para uma boa saúde, tanto física quanto mental. A história dos implantes dentários é muito mais antiga do que podemos imaginar.

Ela começou em 2.000 a.C., data de registro das primeiras reimplantações dentais de que temos notícias, oriundos de diversos materiais como platina, porcelana e o ouro. Teria sido a civilização Maia a usar os primeiros modelos conhecidos de implantes dentários – os implantes endósseos (implantes integrados no osso).

Só em 1965, Brånemark, então professor de anatomia da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, colocou o primeiro implante dentário de titânio num voluntário humano. O sucesso obtido revolucionou a Odontologia de uma forma irreversível em toda história.

Pacientes poderiam agora repor seus dentes perdidos sem a necessidade de desgastar outros dentes sadios. Pessoas que usavam próteses totais (dentadura) ou parciais móveis poderiam voltar a sorrir e mastigar com conforto e segurança por intermédio de um implante dentário.

No Brasil, os primeiros implantes dentários na historia, foram realizados em meados da década de 80. Implantes dentários hoje utilizados são pinos de titânio semelhantes a um parafuso, presos no osso maxilar (dentes superiores) ou no mandibular (dentes inferiores).

O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído ou quebrado, e é nele que será instalado o dente artificial. Em alguns casos é necessário “preencher” o osso para dar mais suporte ao implante, este processo é conhecido como enxerto ósseo, e normalmente o osso utilizado no procedimento vem do próprio paciente, ou é utilizado um biomaterial.

O tipo de implante mais recomendado na atualidade é o ósseo integrado, que mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados. Este implante é realizado por meio cirúrgico diretamente no osso, o período da integração ao osso leva em média 4 a 6 meses dependendo da região a receber o implante.

Após este período, uma segunda cirurgia é necessária para ligar o implante ao meio bucal, nesta fase a gengiva que está recobrindo o implante será removida, e finalmente um dente artificial (ou dentes) é conectado ao implante, individualmente ou agrupado em uma prótese, que podem ser de dois tipos: Prótese Protocolo: — Prótese total implantossuportada e implantorretida, fixada sobre 4 a 8 implantes em média, este tipo de prótese é parafusada e retirada apenas pelo dentista, é uma prótese que confere boa estética e é uma ótima opção para quem pretende fugir da dentadura, o único inconveniente é que esse tipo de prótese é mais difícil de ser higienizada, pois todos os dentes são conectados entre si, exigindo bastante cuidado do paciente.

Pode ser feita em resina ou porcelana. Prótese Overdenture: — Prótese total removível sobre implante, esse tipo de prótese é mais barata que a prótese protocolo, porque exige menos implantes (2 a 6 em média) e é confeccionada em resina.

Esta prótese é como uma dentadura, porém, tem um encaixe em uma barra que conecta os implantes à prótese, conferindo a esta mais estabilidade e retenção. Essa prótese pode ser retirada pelo paciente e por isso a sua higienização é facilitada.

Para receber um implante, é preciso que se tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Também deverá ter comprometimento em manter as estruturas saudáveis.

Uma higiene bucal cuidadosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo dos implantes.

Ernani Caporossi é especialista em dentística restauradora e prótese dental e MBA em Gestão em Saúde, membro fundador da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral (SBOE) e da Academia Brasileira de Osseointegração (ABROSS). Há 34 anos atende em Cuiabá.

 

Luís Antônio Aburad de França Nunes é especialista em Implantodôntia. Há 9 anos atende em Cuiabá.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta