"> Deputados ameaçam paralisar AL por caos na saúde pública – CanalMT
Divulgação

Deputados ameaçam paralisar AL por caos na saúde pública

Sávio Saviola

A crise na saúde pública em decorrência de atrasos financeiros pelo governo do Estado que impossibilita manter o Hospital Regional de Sorriso com capacidade de atendimento foi o tema central da sessão da Assembleia Legislativa realizada na manhã de quarta-feira (24).

Parlamentares da base governista e da oposição se uniram com a disposição de trancar a pauta de votação do Legislativo até o Executivo resolver o impasse na saúde pública.

A incapacidade de atendimento que se deve a falta de materiais básicos e até alimentação, foi descrita pelo diretor técnico do Hospital de Sorriso, o médico Roberto Yoshida, em entrevista a imprensa.

O médico chorou e logo em seguida a diretora regional da unidade, Lígia Souza Leite, pediu demissão durante audiência pública que tratava sobre a situação da unidade. Horas depois, o governo anunciou a enfermeira Luciene Benin como substituta, e que a unidade manterá as portas abertas.

Durante a sessão na Assembleia Legislativa, os deputados com base eleitoral em Sorriso, Mauro Savi (PSB) e José Domingos Fraga (PSD), se mostraram os mais revoltados.

Savi declarou ter vergonha de sair na rua quando está em Sorriso. “Nunca passei tanta vergonha na minha vida, nem quando houve denúncias contra mim”, afirmou, na tribuna.

O parlamentar ainda detalhou um encontro recente com o secretário de Estado de Saúde , Luiz Soares (DEM), no qual alertou para a existência de atrasos nos repasses da saúde pública.

“O secretário deve ter m… na cabeça e o rei na barriga. Ele tem que, no mínimo, respeitar as pessoas. Como um homem desses é médico? Um homem que não tem sentimento nenhum”, criticou.

Por outro lado, o deputado José Domingos Fraga se mostrou exaltado e derrubou o microfone ao gesticular durante a fala. “Eu cansei de bater na mesma tecla e quero fazer um desafio ao meu partido. Não vou atrapalhar o governo, mas não contem com Zé Domingos, porque estou passando por pelego e incompetente, e eu não sou nada disso”, disse.

O parlamentar deixou implícito que o governo do Estado não se esforça para honrar compromissos . “Apresento propostas para trazer dinheiro novo para a saúde, mas, infelizmente, a única coisa que consegui foi uma moção de repúdio do município que ajudei a construir. Estou proibido de entrar na minha cidade”, disse Fraga.

Outros parlamentares governistas se indignaram com o caos no hospital. “A base não consegue mais suportar. Se eu, que sou Juara, recebi cobranças sobre o hospital de Sorriso, imagina Zé Domingos e Mauro Savi”, disse Oscar Bezerra.

Wagner Ramos (PSD) atribuiu parte da culpa pelo problema às trocas no secretariado. A pasta da Saúde está no quarto secretário, em dois anos e cinco meses de governo. “A troca de secretários prejudica muito. Até o novo secretário entender a situação da pasta, leva meses”, disse.

Daltinho de Freitas (SD) disse que há “desvios grossos” de recursos na área de saúde. Adriano Silva (PSB) também citou os problemas nas unidades, mas culpou o governo passado. “Hoje, a saúde tem um déficit de R$ 200 milhões e R$ 100 milhões são do governo passado”.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta