"> Valtenir vê erro da Justiça e diz que herdou “bagunça” no PSB – CanalMT
Reprodução

Valtenir vê erro da Justiça e diz que herdou “bagunça” no PSB

Kayza Burlin

O deputado federal Valtenir Pereira criticou a decisão do juiz Luis Pereira Cajano que lhe destituiu da presidência do diretório estadual do PSB, reintegrando o deputado federal Fábio Garcia.

A ação foi ajuizada pelas principais lideranças do PSB, que faziam parte da comissão provisória antes de o presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, destituí-los, alegando que Garcia descumpriu orientação partidária e votou a favor da reforma trabalhista idealizada pela equipe do presidente da República Michel Temer (PMDB) enquanto membro da comissão especial na Câmara dos Deputados.

O parlamentar afirma que o magistrado foi induzido ao erro ao conceder a liminar. Isso porque, em sua avaliação, o diretório nacional tem a prerrogativa de escolher seus representantes que irão conduzir os diretórios nos Estados.

“É com muita surpresa que recebi essa decisão que considero equivocada. Foi uma decisão do diretório nacional e cabe ao PSB discutir seus rumos partidários. A decisão foi dada em Brasília e a competência seria do juízo de lá. O equívoco já começa por aí”, disse.

Por conta disso, o deputado federal Valtenir Pereira informou que o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, já tomou conhecimento da decisão judicial e acionou advogados do partido para recorrer.

“A direção era provisória quando o Fábio Garcia exercia a presidência do PSB. O estatuto do partido assegura que a direção nacional, que é hierarquicamente superior, pode mudar a provisória a qualquer tempo, de acordo com a conveniência política, no sentido de organizar o partido. E a direção fez as mudanças que julgaram necessárias. O juiz foi levado a erro porque entendeu que aqui éramos um diretório, o que não era”, explica.

Inconformado com a decisão da Justiça, o deputado Valtenir Pereira destacou que assumiu a presidência do PSB somente dois meses após o deputado Fábio Garcia ter sido destituído a mando do diretório nacional.

Ao chefiar o PSB em Mato Grosso, identificou graves irregularidades nas composições dos diretórios municipais como dupla filiação, classificando de uma “extrema bagunça”.  Por conta disso, destituiu as 132 comissões provisórias para organizar a legenda em Mato Grosso.

“Aceitei o desafio de retornar ao PSB em Mato Grosso para dar continuidade aos cursos de formação política, de organização partidária, que fazíamos até 2013. E começamos, fizemos vários diálogos, de forma democrática, construindo o consenso no partido. Nós assumimos a direção aqui e fomos fazer um levantamento nas municipais. Estava uma bagunça. Só isso já justificava a mudança estadual. Tinha gente filiada a outro partido, mas na direção municipal do PSB. Uma bagunça generalizada”, completa.

Desde que assumiu a chefia do PSB em Mato Grosso com aval da direção nacional, o deputado Valtenir Pereira enfrenta resistências da cúpula do partido.

Publicamente, o deputado estadual Mauro Savi desafiou a expulsá-lo por discordância política.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta