O presidente Michel Temer irá propor nesta quinta-feira (20) um debate sobre a situação política da Venezuela durante encontro de cúpula dos chefes de Estados do Mercosul na Argentina, anunciou no início desta noite o porta-voz do Palácio do Planalto, Alexandre Parola.
Temer embarcará na tarde desta quinta para a cidade argentina de Mendoza, sede da 50ª Cúpula do Mercosul. O chefe do Executivo federal deverá retornar ao Brasil somente na sexta (21).
Ainda de acordo com o porta-voz, o presidente também pretende pautar como prioridade no encontro com os líderes sul-americanos as negociações de acordos comerciais do bloco.
“O presidente da República leva a Mendoza o firme compromisso do Brasil com o resgate do ideário original do Mercosul: vocação para a integração econômico-comercial e para o fortalecimento da democracia e da defesa e promoção dos direitos humanos na região”, declarou Parola em pronunciamento no Palácio do Planalto.
Neste encontro de cúpula, o Brasil vai assumir a presidência rotativa do Mercosul. Segundo o porta-voz, Temer anunciará as prioridades da gestão brasileira no comando do bloco econômico.
“[Temer] enfatizará a importância de concluir-se o acordo sobre compras governamentais; a continuidade da eliminação de barreiras ao comércio entre os sócios; a harmonização de normas técnicas; e o monitoramento atento da situação na Venezuela”, ressaltou.
União Europeia
Sobre a agenda externa do bloco, Temer apresentará como prioridade as negociações do Mercosul com a União Europeia, destacou o porta-voz da Presidência.
“Em Mendoza, o presidente Michel Temer promoverá os interesses da integração econômico-comercial, que se traduzem em crescimento, emprego e renda, e defenderá o valor da democracia, condição essencial para nosso processo de integração.”