"> Deputado Fábio Garcia rejeita permanência no PSB – CanalMT
Reprodução

Deputado Fábio Garcia rejeita permanência no PSB

Sávio Saviola

O deputado federal Fábio Garcia (PSB) declarou que não acredita na permanência da atual cúpula do partido após o retorno do deputado federal Valtenir Pereira, egresso do PMDB.

Nas últimas semanas, diante da possibilidade de esvaziamento do PSB que levaria a perda de representatividade de quatro parlamentares na Assembleia Legislativa e outros dois representantes da Câmara dos Deputados que são constantemente assediados por outros partidos, o deputado Valtenir Pereira, que assumiu a presidência do PSB em Mato Grosso com aval da executiva nacional, manteve conversas com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho para convencê-lo a permanecer no partido.

No entanto, na avaliação de Fábio Garcia, o deputado Valtenir Pereira não transmite confiança, o que dificulta a permanência no PSB, ainda que o deputado federal Adilton Sachetti tenha sido convidado a liderar um projeto majoritário em 2018 que seria a disputa ao governo do Estado.

“Não há essa possibilidade de permanência. Nós não confiamos no deputado Valtenir para conduzir um processo com um grupo do tamanho do PSB atual. Isso é uma questão de confiança. Não se recupera fácil uma confiança depois que foi perdida”, comenta.

De acordo com o deputado Fábio Garcia, o PSB fortaleceu seu quatro político partidário nos últimos anos em meio a um trabalho conduzido pelo ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, que teve continuidade enquanto o partido permaneceu em seu comando, ainda que em caráter de comissão provisória.

“Não podemos transferir a responsabilidade de conduzir um grupo político consolidado após amplas articulações na mão de uma pessoa que demonstra ser confiável”, disse.

Garcia cita um exemplo que considera traição do parlamentar no momento em que o partido precisava do apoio de Valtenir Pereira enquanto dirigente partidário.

“Quando o Mauro Mendes foi eleito prefeito de Cuiabá, Valtenir levou dois dos três vereadores do partido para apoiar o ex-vereador João Emanuel. Essa era uma candidatura de oposição ao prefeito. É como se estivéssemos dormindo com o inimigo. E você recuperar a confiança depois de atitudes como esta é muito complicado”, destaca.

Em uma articulação conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ), os deputados federais Fábio Garcia e Adilton Sachetti foram convidados a aderir ao DEM no mês de março, quando será aberta a janela partidária que autoriza a mudança de partido sem a perda de mandato por infidelidade partidária.

Ao mesmo tempo, ambos são assediados pelo PP, legenda a qual os deputados estaduais Oscar Bezerra e Mauro Savi já decidiram que irão migrar.

Nos bastidores, se comenta que a única possibilidade de o atual grupo político do PSB permanecer é a saída de Valtenir Pereira  da presidência do partido em Mato Grosso, o que encontra resistência na executiva nacional conduzida por Carlos Siqueira.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta