O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), confirmou que o grupo liderado pelo deputado federal Fábio Garcia (PSB) já definiu que se filiará ao DEM. Segundo Botelho, com exceção do deputado Oscar Bezerra, todos os demais deputados da legenda seguirão “unidos”. “Todos já estamos fechados para ir para o DEM. Isso já é fato consumado é só marcar a data para filiarmos”, declarou o parlamentar durante inauguração da Delegacia de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande.
Segundo Botelho, o último a “bater o martelo” para se filiar ao DEM foi o deputado Mauro Savi. Ele afirmou ainda que tentará convencer Oscar Bezerra, que se disse mais próximo do PP, a seguir com o grupo.
Com isso, definiram filiação ao DEM, além de Botelho e Mauro Savi, os deputados estaduais Max Russi e Adriano Silva, e os federais Fábio Garcia e Adilton Sachetti. “Vão todos os deputados federais e estaduais e muitos prefeitos e vereadores. O Mauro Savi já é garantido e o Oscar nós ainda estamos conversando”, colocou.
A crise no PSB de Mato Grosso começou quando o deputado federal Fábio Garcia foi afastado da direção do partido por decisão do presidente nacional, Carlos Siqueira. A alegação é de que o mato-grossense descumpriu orientação partidária de votar contra a reforma trabalhista no Congresso.
Dias depois, o presidente nacional anunciou a filiação do deputado Valtenir Pereira no partido já na condição de presidente do diretório regional. A situação gerou revolta da antiga direção, pois Valtenir é “desafeto” de diversos membros do PSB, como o ex-prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB).
Desde então, o grupo destituído tem articulado uma desfiliação em massa. O DEM se apresentou como opção tanto em nível estadual como nacional. Fábio Garcia, por exemplo, foi convidado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para discutir o “novo DEM”.
Já em Mato Grosso, o convite partiu do líder do Governo na Assembleia, deputado Dilmar dal Bosco, e conta com apoio dos ex-governadores Jayme e Júlio Campos.