"> MPE mada retirar outdoors de Jair Bolsonaro das ruas de MT – CanalMT
Divulgação

MPE mada retirar outdoors de Jair Bolsonaro das ruas de MT

Da Redação Lizandra Macedo

Outdoors de apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) espalhados em vias públicas de pelo menos 4 cidades mato-grossenses, por integrantes de movimentos e empresários simpáticos ao político conservador, terão que ser retirados por recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPE).

A prática não é permitida por configurar propaganda política extemporânea (fora de época) uma vez que o parlamentar afirma que é pré-candidato à presidência da República em 2018. Os outdoors foram instalados em locais estratégicos de Cuiabá, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sorriso.

Foi o Ministério Público Estadual que tomou a iniciativa de comunicar o procurador eleitoral, Douglas Guilherme Fernandes, para que ele, enquanto representante do Ministério Público Eleitoral determine a notificação dos responsáveis pelas peças publicitárias para que sejam retiradas das vias públicas onde foram instaladas.

Em Rondonópolis, o outdoor já foi retirado, conforme consta em ofício enviado pelas 10ª e 45ª Promotorias Eleitorais daquele Município ao procurador Douglas Fernandes. Porém, nas demais cidades os outdoors continuam. Bolsonaro tem pleno conhecimento da situação e tem usado o Twitter para comemorar e agradecer pelo “apoio”. No dia 24 de setembro ele fez uma postagem exigindo imagens de outdoors espalhados em diferentes estados do Brasil e citou Rondonópolis.

Em Cuiabá, por exemplo, um outdoor está fixado na Avenida Beira Rio, nas imediações da Universidade de Cuiabá (Unic).

O pedido de retirada pode ser feito pelas promotorias de cada Município a exemplo do que foi feito em Rondonópolis. No ofício encaminhado pelos membros do MPE de Rondonópolis consta que além de propaganda eleitoral extemporânea e mediante em benefício de Jair Bolsonáro, notório e declarado pré-candidato às eleições presidenciais de 2018, também ficou evidenciado o conhecimento e consentimento do pré-candidato para a propaganda extemporânea.

Justificam que ele “veiculou em sua página pessoal do Facebook, fotografia da referida publicidade em outdoor realizada em Rondonópolis e em outros locais, denotando até mesmo uma ação coordenada de propaganda eleitoral antecipada, agradecendo pelo apoio manifestado”. Imagens e prints das publicações foram anexados ao documento.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta