O vice-reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professor Evandro Soares, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (28), com o secretário de Estado das Cidades, Wilson Santos. Na reunião, que aconteceu na Secid, o vice-reitor falou sobre a preocupação com a demora da conclusão do contra piso para instalação da pista de atletismo, prevista para chegar em Cuiabá no início de dezembro. “A universidade cumpriu com responsabilidade da importação da pista, mas precisamos que o Governo do Estado cumpra com a sua parte e finalize a estrutura necessária para a instalação da borracha da pista, em tempo necessário para que a pista não perca garantia de instalação, explicou Evandro Soares.
Segundo o acordo de parceria entre a UFMT e a Secid, cabe ao Governo do Estado, por meio da Secretaria, a execução da obra. No atual estágio, falta a conclusão da base na qual será instalada a pista apta para abrigar competições internacionais de atletismo em Mato Grosso certificada pela International Association of Athletics Federations (IAAF), órgão que administra o esporte em nível mundial. A aquisição foi feita com recursos obtidos diretamente no Ministério do Esportes.
A pista, que é importada da Itália, já foi adquirida pela Fundação de Apoio da UFMT e atualmente está passando por desembaraço alfandegário no porto de Itajaí (SC). O valor da aquisição foi de um milhão e 560 mil dólares (cerca de R$ 5,8 milhões).
Após a conclusão deste trâmite, o material será transportado em seis contêineres para Cuiabá. Neles estão os equipamentos fixos, rolos de borracha, tintas e colas adesivas.
O vice-reitor considerou que o encontro foi proveitoso. “Observando essas especificidades da pista de atletismo, fomos verificar e reforçar a importância do empenho do governo estadual para assegurar a instalação. É imprescindível esse esforço, pois, há uma série de especificidades que precisam ser cumpridas para que a pista tenha certificação internacional. Entretanto, para isso precisamos que a obra esteja adequada para seguirmos com a instalação e recebemos da Secid a garantia da finalização das etapas, como a concretagem”, relatou Evandro.
Na ocasião, também foi discutida a criação de uma comissão para a retomada das obras do novo Hospital Universitário (HU), para a atualização do Termo de Referência (TR) e elaboração do edital para realização de licitação da obra. O secretário de Cidades, Wilson Santos, considerou que esta foi uma etapa muito importante para o prosseguimento dos trabalhos de construção. “O novo HU é uma obra muito importante para a região metropolitana, representando uma parceria consolidada e fundamental entre o governo do Estado e a UFMT”, finalizou.