Leonardo DiCaprio passou mais de 45 minutos em um salão particular negociando o preço de uma obra de arte de Basquiat na Art Basel Miami. O vencedor do Oscar – que tentou, mas não conseguiu esconder sua identidade sob uma boné de beisebol e um capuz preto (semelhante à foto acima, quando utilizou o mesmo look em um jogo de beisebol) enquanto caminhava com uma enorme equipe – passou mais de uma hora no estande Van de Weghe na Art Basel, em Miami, durante o evento VIP na quarta-feira.
O trabalho de Jean-Michel Basquiat de 1983, intitulado “Wire”, mede 76 x 56 cm e apresenta uma figura olhando para um inseto com as palavras em partes correspondentes “dentes”, “joelho”, e “mantenha suas mãos fora desse fio”.
Leo já havia caminhado pelo centro de convenções com a sua equipe observando a arte em vários estandes da galeria, incluindo Luhring Augustine, Metro Pictures – que tinha uma grande obra de arte de Cindy Sherman em exibição – White Cube, Max Hetzler, Hauser & Wirth e Acquavella.
Os fotógrafos que tentaram tirar uma foto de Leonardo DiCaprio foram informados de que eles seriam expulsos e que suas credenciais de imprensa seriam revogadas. Além disso, sua diretora de arte, Lisa Schiff, foi quem levou Leo ao desenho Basquiat. Segundo o tablóide Page Six, uma testemunha disse: “Parecia que eles tinham um plano de antemão. Eles levaram o trabalho para uma sala privada com DiCaprio e a conselheira, e lentamente a equipe também entrou.
“Duas modelos loiras que pareciam muito o tipo do ator vieram e falaram um pouco com a equipe dele”, diz uma testemunha. Depois de cerca de 45 minutos, Leo ressurgiu e olhou para a arte no estande do outro lado da galeria, enquanto sua conselheira permaneceu no salão para negociar. Estima-se que o quadro tenha sido comprado por DiCaprio por US$ 850 mil. Enquanto isso, no estande Helly Nahmad, houve várias ofertas de até US$ 25 milhões pela pintura “Homme à l’épée” de Pablo Picasso (1969).