O concurso público para delegado substituto da Polícia Civil de Mato Grosso foi retomado após a conclusão do inquérito que investigava supostas falhas na aplicação das provas. Fotos tiradas do caderno de instruções e da folha de resposta da prova circularam pelo WhatsApp e pelas redes sociais, gerando polêmica.
A partir de agora, os candidatos poderão ter acesso à prova escrita dissertativa e aos espelhos de avaliação.
Caso achem necessário, eles também poderão interpor recurso contra o resultado provisório, na internet.
O concurso estava suspenso desde novembro de 2017 para que a investigação fosse feita.
O MP concluiu, através da análise de provas e depoimento de testemunhas, que um fiscal e um candidato foram os responsáveis por compartilhar fotos das provas e do cartão de respostas do exame.
A primeira fase do concurso, composta por prova escrita objetiva e dissertativa, ocorreu no dia 8 de outubro do ano passado em salas de três instituições de ensino particulares, em Cuiabá.
No mesmo dia circularam fotos de cadernos de prova e candidatos que apontavam violação em envelope onde os exames estavam.
Laudos e perícias feitas também descartaram qualquer tipo de irregularidade com envelope de provas do concurso para delegados.
O MP decidiu pelo arquivamento do inquérito já que não encontrou motivos e provas de ilegalidade na aplicação do concurso público.