"> Traços de Campinas – CanalMT

Traços de Campinas

Quem visita a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, logo fica impressionado com a imponência de uma das maiores metrópoles do país. São mais de 3 milhões de habitantes que cultivam uma excelente qualidade de vida.

A cidade está localizada numa posição geográfica estratégica, possui um dos maiores entroncamentos ferroviários e rodoviários do país, o maior aeroporto de Cargas da América Latina (Viracopos), além de abrigar a conceituada Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), referência mundial.

Fundada em 14 de julho de 1774, Campinas teve o café e a cana-de açúcar como importantes atividades econômicas entre o final do século XVIII e o começo XX. Hoje, é a décima cidade mais rica do Brasil, responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.

É uma riqueza construída com traços europeus, na cultura e na arquitetura. Um dos locais mais fascinantes dessa herança europeia é o Parque Portugal, um dos mais importantes espaços de lazer de Campinas. A área foi transformada no Parque Portugal, após aquisição pela prefeitura das terras da família portuguesa Alves de Lima. Nomeado em homenagem à comunidade portuguesa da cidade, teve inaugurado consigo a magnífica Caravela, uma réplica exata da embarcação de Pedro Álvares Cabral. Uma obra de engenharia fantástica. Ágil e rápida, não precisa de lastro para seu equilíbrio e consegue chegar mais próximo das margens costeiras do que uma Nau, por ser menos profunda, apesar de ter 4 andares. Por causa disso, era um eficiente barco para exploração e era chamada de “Navio de Descobrir”. Também chegou a ser conhecida por “Navio Negro”, pois no tempo de Cabral sua cor era escura em função do betume utilizado em suas vedações. A Caravela Anunciação, a de Pedro Álvares Cabral, pesava por volta de 100 toneladas (ou 100 tonéis, como se dizia) e comportava 80 homens a bordo.

Outra marca importante da história campineira é o casarão histórico situado na rua Barreto Leme, bairro Cambuí, que funcionou por muitos anos o Colégio Ateneu, de ensino médio. Muitos cuiabanos, como o meu pai, estudaram nessa escola, que fez história. O casarão hoje pertence a prefeitura municipal e é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Campinas (CONDEPACC).

Nos últimos anos, a cidade vem assistindo a uma mudança acentuada na sua base econômica. O setor de serviços (comércio, pesquisa, serviços de alta tecnologia e empresas na área de logística) ganham destaques como o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD).

O LNLS é um centro de pesquisa em física, química e nanotecnologia. Neste Laboratório, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, está sendo construído o Sirius, desde 2012 e cuja primeira etapa foi inaugurada recentemente pelo presidente da República. Será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das primeiras fontes de luz síncrotron de 4ª geração do mundo.

O Sirius será um grande equipamento científico, composto por três aceleradores de elétrons, que têm como função gerar um tipo especial de luz: a luz síncroton. Essa luz de altíssimo brilho é capaz de revelar estruturas, em alta resolução, dos mais variados materiais orgânicos e inorgânicos, como proteínas, vírus, rochas, plantas, ligas metálicas e outros.

A luz síncroton é produzida quando partículas carregadas, aceleradas a velocidades próximas à velocidade da luz, têm sua trajetória desviada por campos magnéticos. A Fonte de Luz Síncroton é uma máquina de grande porte, capaz de controlar o movimento dessas partículas carregadas, tipicamente elétrons, para produzir essa luz síncroton. A pesquisa realizada nessas grandes máquinas é fundamental para as mais diversas áreas, como medicina, agricultura, óleo e gás, eletrônica, biotecnologia, nanotecnologia, arqueologia e até artes.

O Sirius ficará abrigado em um prédio de 68 mil metros quadrados (equivalente a um estádio de futebol). Sua estrutura foi projetada e construída para atender padrões de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes. Este é o único laboratório da América Latina e uns dos 70 existentes no mundo, quando inaugurado será o mais avançado de todos e permitirá que o Brasil desponte ainda mais na produção de novas tecnologias, entre elas a produção de alimentos com propriedades mais nutritivas e processos industriais menos poluentes, como também novas moléculas para a cura de doenças.

Em Campinas encontram-se nossos mais promissores cientistas. Hoje, este é o mais importante legado que a cidade traz ao país. Exemplo de que o investimento em ciência e tecnologia é uma das mais importantes políticas públicas que sustentará o desenvolvimento desta Nação.

VICENTE VUOLO é economista e cientista político.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta