"> Nomeado procurador-geral, Borges planeja expansão do Gaeco – CanalMT
Mayke Toscano/Gcom MT

Nomeado procurador-geral, Borges planeja expansão do Gaeco

Lázaro Thor Borges e Janaiara Soares-GD

Nomeado na tarde desta quinta-feira (3) como o novo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges tem planos de descentralização o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco). A proposta é criar de duas a três unidades em comarcas do Ministério Público no interior do Estado.

Borges defende que a medida daria mais celeridade no combate às organizações criminosas, especialmente, as voltadas para a corrupção. “Pretendemos que o Gaeco seja instalado nas comarcas polos. Já temos dois projetos pilotos e vamos expandir para mais dois. O crime organizado está em todos os lugares e a demanda que existe aqui é suficiente para os promotores daqui”, disse em entrevista recente à reportagem de A Gazeta.

Para a expansão sair do papel, o novo procurador-geral pretende realizar um concurso público que contrate promotores para trabalhar fora da Capital. “Administrar é criar prioridades e o Gaeco é uma prioridade. O Gaeco no interior vai começar pequeno, mas o trabalho é de total necessidade”.

O governador Mauro Mendes assinou a nomeação de José Antonio Borges um dias após receber a lista tríplice – que neste ano teve apenas dois nomes, o de Borges e o de Mauro Curvo, que tentava ser reconduzido ao cargo – com o resultado da eleição interna no Ministério Público.

O democrata tinha até 15 dias para decidir qual dos dois nomear, mas não esperou o fim do prazo. Mauro Mendes já havia garantido respeito à vontade da categoria, nomeando o candidato mais votado pelos promotores e procuradores de Justiça.

A eleição ocorreu no dia 14 de dezembro. Borges era oposição ao grupo que, além de Mauro Curvo, é composto pelo procurador Paulo Prado, também ex-chefe do MP. Um bloco que tem comandado a instituição há 14 anos. E o promotor “novato” surpreendeu, venceu com apenas um voto de diferença.

“Minha vitória vem por um chamado de renovação. Estamos trazendo nomes novos para compor a administração”, definiu ele, o resultado inesperado do pleito.   Apesar da pouca diferença de votos, a nomeação de José Antônio Borges não foi exatamente uma novidade. Além de Mauro Mendes já ter se comprometido anteriormente em escolher o vencedor da eleição, já é uma tradição que o governador respeite o desejo da categoria.

Mesmo assim, a Associação Mato-grossense do Ministério Público (AMMP) fez pedido oficial ao democrata para que procedesse dessa forma.   A entidade, presidida pelo promotor de Justiça Roberto Turin, também divulgou nota parabenizando os candidatos, em especial Borges, pela vitória.

“Vamos trabalhar juntos com respeito e independência visando atender aos interesses da sociedade e dos integrantes do nosso valoroso MP. É um bom começo e vamos apoiar no que pudermos”, afirma o presidente da Associação.


O que achou desta matéria? Dê sua nota!:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe uma resposta